Da Redação – A água é o recurso natural mais abundante do planeta e ela faz parte de todas as atividades humanas. No último ano, na Região Metropolitana de São Paulo, muito se falou sobre crise hídrica, mas o que poucos sabem é que o estresse hídrico é um problema que atinge 40% da população global, segundo a ONU. Para fomentar discussões sobre a preservação deste recurso tão importante e celebrar o Dia Mundial da Água e o aniversário de 91 anos da Represa Billings, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) preparou um ciclo de palestras e atividades de educação ambiental neste mês de março.
Nascentes e qualidade da água – A programação começa com um ciclo de palestras. No dia 15/3 (terça-feira), das 13h às 17h, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa receberá o gerente de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental da Prefeitura de Santo André, Newton José Barros Gonçalves, e a engenheira agrônoma que atua na Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado, que falarão sobre a temática Proteção e Conservação de Nascentes. Gonçalves vai apresentar estudo sobre a identificação da nascente, no Parque Nascentes de Paranapiacaba, dos rios Grande, ou Jurubatuba, e Pinheiros. Os dois rios são, na realidade, um único curso d?água. Já Isabel fará exposição sobre o Programa Nascentes, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que atua para manter e recuperar as matas ciliares que protegem as margens dos corpos d?água.
Na quarta-feira (16/3), das 19h às 22h, o tema será Tratamento de esgoto e qualidade da água. O Semasa receberá três convidados. O geógrafo do Departamento de Gestão Ambiental da autarquia, Marcos Aurélio de Araújo Gomes, mestre em sustentabilidade em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, apresentará seu trabalho sobre a influência das sub-bacias hidrográficas urbanizadas na qualidade da água da Billings. Na sequência, o encarregado da Estação de Tratamento de Esgoto do Pq. Andreense, Rosevaldo Marinho de Souza, e o funcionário do laboratório químico da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guarará, André Alves Madeira, falarão sobre a importância do tratamento de efluentes para o mundo e para Santo André e o método de tratamento utilizado pelo Semasa, que revela a preocupação com as águas da Billings.
Educação Ambiental na Oliveira Lima – No dia 22/3, data que celebra o Dia Mundial da Água, a partir das 10h, o Caminhão de Educação Ambiental do Semasa estará no Calçadão da Oliveira Lima e a ETA Portátil será uma das atrações. Munícipes interessados poderão conhecer o processo de tratamento da água. Quem visitar o Caminhão poderá também tirar dúvidas sobre a conta de saneamento ou serviços do Semasa, obter informações para combater o mosquito Aedes aegypti com o Departamento de Vigilância à Saúde e também sobre a importância da vegetação na produção e conservação dos mananciais, com técnicos do Departamento de Parques e Áreas Verdes. Também estarão no local profissionais do Senac Santo André apresentando o Programa Ecoeficiência.
Palestras sobre a Billings – No dia 29/3 (terça-feira), das 19h às 22h, o Semasa retoma o ciclo de palestras com dois convidados, que falarão sobre Análise da água da represa Billings. O doutor em toxicologia e análises toxicológicas da USP, professor Fabio Kummrow, dissertará sobre contaminantes químicos em águas de abastecimento. Já a mestre em educação e professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul Marta Marcondes apresentará os resultados da sua pesquisa sobre monitoramento das águas da Represa Billings, realizado ao longo de 2015 .
Visitas monitoradas – Batizado de Semana da Água, o período entre os dias 19 e 24/3 será voltado à realização de visitas monitoradas à ETA Guarará, operada pelo Semasa. A estação é patrimônio da cidade e responde por 5% do abastecimento de água do município. Os encontros ocorrerão para grupos fechados, como o de frequentadores do Centro de Assistência Social e de Referência do Idoso da cidade, além de associação de moradores do Jd. Alzira Franco e de um grupo de escoteiros.
EFA Billings – A Escola de Formação Ambiental Billings, ligada à Prefeitura de Santo André, também preparou atividades gratuitas para comemorar o Dia Mundial da Água e o aniversário da represa. Veja a programação em www.santoandre.sp.gov.br ou pelo endereço e-mail eeambiental@santoandre.sp.gov.br.
Serviço – Atividades do Semasa para celebrar o Dia Mundial da Água e aniversário da Represa Billings
Caminhão de Educação Ambiental, dia 22/03/2016, das 10h às 15h30, no Calçadão Oliveira Lima (na altura do Largo da Estátua)
Ciclo de Palestras do Centro de Referência, nos dias 15/3, das 13h às 17h; 16/3, das 19h às 22h e 29/3, das 19h às 22h, no Auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André (Avenida José Caballero, 143, Centro (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)
Nenhum comentário on "Semasa comemora Dia da Água e aniversário da Billings"