Da Redação – A Saúde de São Bernardo registrou mais de 7 mil atendimentos prioritários a mulheres, durante mutirão realizado entre os dias 6 e 10 deste mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em comemoração ao dia internacional da mulher. No período, foram ofertadas consultas com ginecologistas, coleta de papanicolau, exame das mamas, teste rápido de HIV, hepatite e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) – sem necessidade de agendamento prévio.
Os exames mais procurados durante a semana foram o Papanicolau e a mamografia (baseada na radiografia de mama feita com equipamento especial). A UBS União chegou a registrar mais de 500 atendimentos de Papanicolau, durante essa semana. As unidades com maior demanda do teste foram as dos bairros União, Alvarenga e Silvina. Nos casos em que foram detectadas anormalidades, as pacientes foram encaminhadas para realização de outros exames mais aprofundados.
Durante a semana também foram prestadas orientações sobre alimentação saudável e atividade física, além de discussões sobre a importância dos exames preventivos “A campanha foi um sucesso e superou as expectativas. A proposta foi pensada em educar a mulher, sob o aspecto das prevenções que precisam ser tomadas, e funcionou. Um ponto a destacar também foi a nossa estrutura, que conseguiu realizar de maneira eficaz todos os serviços de atendimento”, destacou o Diretor do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Rodolfo Strufald.
Carreta – Ainda dentro do plano de valorização e promoção da saúde da mulher, a cidade de São Bernardo deverá receber, ainda neste semestre, carretas da mamografia, por meio de parceria com o governo do Estado. A ação oferece cerca de 500 exames gratuitos por mês, com objetivo de prevenir o câncer da mama.
Nenhum comentário on "Semana da Mulher mobiliza São Bernardo e rede de Saúde registra mais de 7 mil atendimentos"