Semana da Inclusão e Diversidade chega a São Bernardo do Campo

441 0

Da Redação – A Década Internacional de Afrodescendentes, declarada de 2015 a 2024 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a necessidade de reforçar a cooperação em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade. É justamente este tema que está em destaque este ano na Semana Senac de Inclusão e Diversidade, que acontece no mês de outubro em 23 unidades da instituição no Estado de São Paulo.

Na programação geral, mais de 130 atividades entre oficinas de bonecas abayomi, turbantes africanos, espetáculos teatrais, rodas de capoeira, maracatu, exposições, palestras, saraus e mesa-redonda, sempre com reflexões sobre diversidade, preconceito e inclusão social.

Segundo Regina Paulinelli, coordenadora da área de tecnologias sociais e desenvolvimento humano do Senac São Paulo, as atividades reforçam os principais objetivos da ação idealizada pela ONU, entre elas: promoção de maior conhecimento e respeito pelo patrimônio diversificado, a cultura e a contribuição de afrodescendentes para o desenvolvimento das sociedades. “O objetivo é promover momentos de sensibilização e diálogo entre vários atores sociais, a fim de influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos e todas”, sintetiza.

Programação em São Bernardo do Campo
No dia 9 de outubro, segunda-feira, a programação traz a palestra Década Internacional de Afrodescendentes – conquistas e desafios, que acontece das 19 às 21 horas e tem foco no tema escolhido para este ano em toda a rede Senac São Paulo.

Em 10 de outubro, o evento continua na unidade a palestra Deficiência Física – quebrando paradigmas, das 19 às 21 horas. Na ocasião, profissionais compartilham suas trajetórias de vida, dificuldades e percepções sobre a deficiência física.

No dia seguinte, 11 de outubro, acontece a mesa-redonda Sexualidade no século XXI, das 13h30 às 15h30, que abordará a temática da diversidade sexual, destacando a trajetória dos convidados, a fim de criar um espaço para a troca de experiências e olhares. Entre os participantes estão Alexandre Peixe dos Santos, militante da causa LGBT há 14 anos; Tânia Granussi, atriz, professora e diretora teatral; e Julio César Cintrão, formado em ciências sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e docente mediador do programa Rede Social do Senac São Bernardo do Campo.

Também no dia 11 de outubro, a unidade recebe a peça teatral: Era Urso?, das 19 às 21 horas. O espetáculo infanto-juvenil da Trupe do Trapo é inspirado em uma fábula infantil moderna, que conta a história de um urso que se torna operário de uma fábrica por engano, após a empresa ser construída sobre sua toca enquanto ele hibernava.

Todas as atividades do evento são gratuitas e destinadas ao público em geral. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeinclusao.

Serviço – Semana Senac de Inclusão e Diversidade em São Bernardo do Campo, de 9 a 11 de outubro. Inscrições e programação: www.sp.senac.br/sbcampo       Participação gratuita

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Semana da Inclusão e Diversidade chega a São Bernardo do Campo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *