Cerca de cem pessoas, entre alunos e profissionais da educação, conhecem as exposições na reinauguração do museu
Da Redação – Nesta quarta-feira (7), o Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o Secretário Estadual da Educação, Hubert Alquéres, acompanharam estudantes de escolas estaduais em visita monitorada na reabertura do Museu do Ipiranga, no bairro do Ipiranga, capital paulista.
Cerca de 60 alunos da EE Alexandre de Gusmão, da centro sul, da EE Professor José Marques da Cruz, da zona leste, e EE Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno, da zona oeste, e 22 diretores de escolas, 14 professores e três dirigentes de Diretorias de Ensino estiveram na reinauguração do museu neste 7 de setembro, após restauros, reformas e modernizações.
“Conhecer o novo Museu do Ipiranga foi bastante emocionante, ainda mais em uma data tão significativa quanto hoje e junto aos nossos estudantes. O Governador colocou muitos esforços para a revitalização do Museu”, afirmou Hubert Alquéres.
Especialmente para as escolas, a equipe do museu direcionou três percursos de circulação que permitiram que os grupos de estudantes e profissionais da educação tivessem contato com os dois eixos temáticos das exposições, “Para entender a sociedade” e “Para entender o museu”. O acervo da instituição conta com móveis, peças religiosas, pinturas históricas, esculturas, fotografias e documentos do século XVII até meados do século XX.
“Essa visita é muito importante para realmente sabermos a história, além da sala de aula. Aqui é um lugar diferente, lúdico. Não é habitual para mim ir a um museu, foi muito emocionante. Eu levo dessa visita uma experiência nova para minha vida”, conta Grazielli Santos, estudante da EE Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno, após a visita monitorada.
Escolas no desfile 7 de setembro
Também na manhã do Bicentenário da Independência do Brasil, o desfile cívico militar realizado na pista central da Avenida Dom Pedro I, no Bairro do Ipiranga, contou com a participação das fanfarras de duas escolas estaduais: a EE Professor Milton da Silva Rodrigues, da zona norte, e a EE Professora Regina Miranda Brant de Carvalho, da zona sul. Sob chuva e clima nublado, a marcha de estudantes manteve a performance artística e musical ensaiada para apresentação ao público.
Pela EE Milton da Silva Rodrigues desfilaram 88 alunos, que integram a comissão de frente (estandarte, porta-bandeiras, balizas, bailarinos); percussão, metais (sopros) e ala coreográfica. Além de alunos e ex-alunos.
“Esse ano foi um pouquinho diferente devido à chuva, mas toda vez que a gente desfila e vê a reação do público vendo como nos esforçamos, é uma emoção incrível. Eu e meus colegas podemos dizer isso porque estamos aqui em todos os desfiles de 7 de setembro e confesso que, independentemente do tempo, nos empolgamos com os sorrisos”, exclama Eduardo Santos Ferreira, 17 anos, ex-aluna da Escola Estadual Milton Rodrigues e líder da comissão de frente.
Os estudantes Henrique Gonçalves Pacheco Costa, Emerson Robert Alves dos Santos e Jamily da Silva Freitas, da EE Milton Rodrigues, participaram da fanfarra escolar pela primeira vez, e descreveram em coro o dia como divertido e emocionante. “Tivemos que mudar tudo de início, mas ver as pessoas sorrindo e aplaudindo também na chuva foi excelente e divertido para a gente”.
Já a fanfarra e os estudantes da EE Professora Regina Miranda Brant somaram um total de 50 alunos, entre estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além de ex-alunos.
Para a Tiffany Batista de Jesus, 18 anos, estudante da 3ª série, a experiência foi também inédita: “Estou na escola há quatro anos e em meu último ano, então foi muito importante e divertido para mim. Eu queria fazer parte disso para ter esse registro e contar para os meus familiares. Viemos de longe e nos sentimos privilegiados por desfilar e representar outros estudantes no Parque da Independência”.
Nenhum comentário on "Secretário e Governador acompanham estudantes em visita ao Museu do Ipiranga"