Secretário americano Michael R. Pompeo promete dar apoio à população iraniana diante de um regime repressivo e que viola os Direitos Humanos
Crédito-foto:© Matt Rourke/AP Images
Da Redação – O secretário de Estado dos EUA, Michael R. Pompeo, prometeu a dar continuidade ao apoio que os EUA dão ao povo do Irã no momento em que os iranianos lutam contra um regime repressivo que viola os direitos humanos.
Pompeo disse em um fórum realizado no Departamento de Estado dos EUA em 19 de dezembro que os recentes protestos no Irã demonstram que o povo iraniano está “farto” de um regime corrupto que prende e executa pessoas por exercer seus direitos humanos. Ele descreveu a violenta repressão do regime a esses protestos como a mais recente nos 40 anos de brutalidade da República Islâmica contra seu povo.
“As violações dos direitos humanos no Irã são piores do que inaceitáveis. São malignas e estão erradas”, disse Pompeo no fórum “Promessas quebradas: reivindicando e apoiando os direitos humanos iranianos”. Essas violações “reprimem essencialmente a incrível energia, empreendedorismo e espírito de um dos grandes povos do mundo”.
No mês passado, o regime interrompeu o acesso à internet a fim de ocultar sua repressão brutal aos protestos. O regime matou centenas de pessoas e prendeu outros milhares. Em Mahshahr, no sudoeste do Irã, forças do regime massacraram pelo menos 100 manifestantes em fuga. Os protestos iniciais foram contra o aumento dos preços da gasolina, mas se espalharam buscando condenar um regime corrupto.
A violência repetiu um padrão de repressão semelhante aos protestos de 1988, 1999 e 2009. Em cada um desses protestos, a agressão perpetrada pelo regime violou a própria Constituição do país.
“Há uma enorme hipocrisia nesses abusos”, disse Pompeo, ressaltando que as violações dos direitos humanos por parte do regime desafiam as leis do país. Embora a Constituição do Irã garanta a realização de protestos, Pompeo disse: “É quando os cidadãos se manifestam que a opressão do regime realmente se volta contra eles.” Pompeo prometeu que a pressão dos EUA continuará até que a brutalidade do regime chegue ao fim. E anunciou sanções contra dois juízes. Um juiz condenou um advogado de direitos humanos a uma longa pena de prisão e açoites. Outro juiz condenou Xiyue Wang a 10 anos e o manteve refém por três anos antes de os EUA garantirem sua libertação algumas semanas atrás.
Nenhum comentário on "Secretário de Estado diz que os EUA estão com o povo iraniano"