Secretaria de Mulheres de SA participa de painel no encontro preparatório para Habitat

632 0

A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano…

Victor Hugo.

Secretaria de Mulheres de Santo André participa de painel no encontro preparatório para Habitat III

A cidade de Santo André estará presente no encontro Rumo a Habitat III, que acontece nos dias 29 de fevereiro e 1 de março em São Paulo. A cidade estará representada pela secretária de Mulheres, Silmara Conchão, que foi convidada pelo Ministério das Cidades para participar de um dos painéis do evento sobre o tema Gênero e Cidades. Silmara será a única brasileira a discutir o assunto no encontro que tem como objetivo reunir subsídios para as discussões que ocorrerão na Habitat III, a 3ª Conferencia das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, em Quito, no Equador, em outubro. No painel, dia 1º de março, às 16 horas, Silmara Conchão vai discutir o papel da cidade para a melhoria de vida das mulheres e as experiências delas no acesso a serviços públicos, à educação e aos bens de consumo, especialmente em termos de qualidade de vida e de trabalho. A secretária apresentará, ainda, a experiência de luta dos movimentos de mulheres, a participação política e as conquistas em políticas públicas com a perspectiva de gênero na cidade de Santo André e região do Grande ABC. “Também vou falar sobre a nossa concepção de gestão pública, que inclui as desigualdades entre homens e mulheres como objeto de ação governamental, e falar da importância de uma Secretaria de Políticas para as Mulheres na Prefeitura. Além de mostrar os canais e processos de participação das mulheres, como o PPA (Plano Plurianual), o OP (Orçamento Participativo), os Conselhos e os Planos Municipais, Estaduais e Nacionais de Políticas para as Mulhere”, acrescentou Silmara. O evento terá 16 mesas de debate com temas diferentes. Também serão expostos, por exemplo, trabalhos sobre saneamento ambiental urbano e sustentável; investimentos para infraestrutura urbana; planejamento urbano e gestão de riscos; função social da cidade e equidade; gestão metropolitana e governança urbana; moradia digna: financiamento e desenvolvimento urbano inclusivo e habitação social sustentável. O Habitat III é parte do ciclo de conferências mundiais periódicas que acontece a cada 20 anos. O evento é organizado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) com o tema desenvolvimento urbano. O governo brasileiro tem participado das etapas de preparação da Habitat III de maneira democrática e participativa.

Frase:

Se o Brasil precisar de mim, eu serei candidato em 2018…

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, durante encontro com petistas, ao confirmar que poderá se lançar candidato à sucessão de Dilma Rousseff

Frase:

Essa estratégia de admitir o Caixa 2, mas dizer que não foi da campanha de Dilma, já demonstra o desespero na defesa do publicitário Joao Santana

Daniel Coelho, deputado federal pelo PSDB (PE), ao comentar o desenrolar das investigações para apurar desvios de verba da Petrobras para o pagamento do trabalho do publicitário

Santa Casa anuncia fechamento de tradicional centro de saúde da Barra Funda em São Paulo

Médicos e funcionários do Centro de Saúde Escola Barra Funda “Dr. Alexandre Vranjac” foram surpreendidos com o anúncio de fechamento do hospital. Eles informaram que representantes da Santa Casa da Misericórdia de São Paulo anunciaram o encerramento dos atendimentos alegando que a entidade não tem como cumprir com a folha de pagamento do próximo mês. A denúncia foi recebida pelo Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), que esteve no local e pôde ver cartazes espalhados pelos corredores e departamentos, anunciando o fechamento. Indignados, parte dos 118 funcionários foram trabalhar vestindo roupas pretas nessa sexta (26) como forma de protesto. “Não fomos informados de nada. O que posso dizer é que a comunidade atendida pelo centro está se mobilizando contra o fechamento. Atendemos mais de 16 mil pessoas por mês que ficarão desassistidas”, lamentou uma das funcionárias que não quis ser identificada. Reflexo da maior crise da história da Santa Casa, o fechamento do tradicional centro que funciona há 48 anos representa uma perda importante para a saúde pública. Além de ser referência em assistência, ensino e pesquisa, o centro atende em diversas especialidades como, por exemplo, pediatria, saúde da família, ginecologia, psiquiatria, fisioterapia dentre muitos outros. O Simesp solicitou explicações por escrito à Santa Casa de Misericórdia e ao governo do estado sobre a situação da instituição, mas não obteve retorno até o momento. “Desde o início da crise na Santa Casa observamos um tipo de política de desmonte que atinge outros hospitais filantrópicos do estado, com demissões e fechamentos de unidades. Não podemos ficar de braços cruzados diante do fechamento de uma unidade de saúde tão importante para a população”, disse o presidente do Simesp, Eder Gatti.


ADOÇÃO TARDIA 1

  • A vereadora Professora Bete Siraque (PT) protocolou na Câmara de Santo André Projeto de Lei 22/2016 que autoriza o Executivo a conceder licença gestante de 180 dias para servidoras públicas de Santo André, adotantes de criança e adolescentes, independente da idade, atualizando o Estatuto do Servidor. O objetivo da propositura é estimular a adoção “tardia”, que consiste na adoção de crianças maiores de três anos, visto que o principal receio dos pretendentes à adoção é a história pregressa das crianças, o medo do passado e suas vivências que muitas vezes é marcada pela dor, abandono, negligência e violência além da “devolução”. Segundo a vereadora, em muitos casos é necessário que a criança e a família tenham um apoio psicológico.

ADOÇÃO TARDIA 2

  • Bete também ressalta a participação em grupos de apoio como o Grupo de Apoio à Adoção “Laços de Ternura”, que desenvolvem trabalho maravilhoso orientando, subsidiando e acompanhando pais e pretendentes adotivos de Santo André para o êxito das adoções, contribuindo para que mais crianças e adolescentes possam ter o direito a um lar. “A adoção “tardia” requer amor, dedicação e cuidados especiais para que uma nova família se forme, garantindo uma situação saudável, amorosa e de bem querer das partes envolvidas”, destaca a vereadora petista.

TERCEIRA IDADE CONECTADA

  • Os milhares de associados dos Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs) e estudantes da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) de São Caetano têm um novo canal de comunicação, com notícias e atrações para o público da Melhor Idade. Trata-se da fanpage “Terceira Idade São Caetano do Sul”, criada pela Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, sob supervisão da Secretaria de Comunicação Social. A boa nova foi anunciada pelo prefeito Paulo Pinheiro na aula inaugural da Unati. “Agora, com a Fanpage específica, nossos meninos e meninas da Melhor Idade terão acesso a todas as informações sobre cursos, viagens, almoços, jantares, festas e tudo mais”, disse. Para estar conectado à página é simples: basta acessar o endereço http://www.facebook.com/3idadesaocaetanodosul e curtir a fanpage.

INTERDIÇÃO

  • A Secretaria de Mobilidade Urbana de São Caetano interditou nesta sexta-feira (26) um trecho de 150 metros da Avenida dos Estados, a partir da altura do número 3.200, no Bairro Prosperidade. O bloqueio se deu em virtude de imperfeições no asfalto, sob responsabilidade do governo do Estado. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo realizou o conserto neste sábado (27).

Procon de Diadema atualiza cartilhas para consumidores da cidade

O Procon de Diadema divulgou nesta semana duas cartilhas online para orientar fornecedores e consumidores sobre direitos básicos e boletos falsos. As cartilhas foram feitas com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e estão disponíveis para download e impressão no site da Prefeitura de Diadema. Essas cartilhas nasceram a partir da iniciativa da Secretaria de Assuntos Jurídicos, que também já realizou palestras e elabora outras publicações sobre os assuntos. A primeira cartilha reúne informações sobre os direitos básicos dos consumidores em casos de produtos com defeito, rescisão de contrato, reclamações de prestação de serviço, garantia e direito de arrependimento, com todos os procedimentos e instruções detalhados para cada caso. A cartilha está dividida em seis capítulos, um para cada tema, para melhor compreensão. Nestes capítulos são tratados troca de produtos, cancelamento de contratos de serviço, as diferenças entre garantia contratual, legal e estendida e o prazo para reparação de perdas ou prejuízos. Para os boletos falsos, o Procon explica que o golpe é aplicado na hora da impressão dos boletos, quando é aberta uma página falsa do banco com o boleto alterado. Antes de efetuar o pagamento, é importante verificar o código do banco no site da Febraban e comparar o novo boleto com os antigos. A orientação para aqueles que pagaram o boleto ilegítimo é procurarem o emissor do boleto, uma vez que a responsabilidade não é do consumidor. Outra dica em relação a esse assunto é não utilizar computadores de uso compartilhado e sempre manter o antivírus atualizado para evitar que as páginas falsas sejam abertas. O Procon está trabalhando na atualização de outras cartilhas de orientação sobre as ocorrências mais frequentes que são recebidas, como serviços de telefonia por exemplo. As novas cartilhas também serão online. Os munícipes interessados podem acessar e imprimir as cartilhas pelo site da Prefeitura ou pelos links: Direitos Básicos, Boleto Falso. O Procon de Diadema atende na Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro, de segunda a sexta, com horário agendado pelo número 4053-7204. As senhas são distribuídas às 8h30 para atendimento no período da manhã e às 12h para o atendimento à tarde.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Secretaria de Mulheres de SA participa de painel no encontro preparatório para Habitat"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *