SCS brinda ineditismo do novo formato do ‘Coração de Estudante’

696 0

Da Redação – Mais de 500 alunos do Fundamental II, da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Leandro Klein, fizeram parte de uma ação histórica e pioneira no Brasil, nesta quinta-feira (27/09), no Programa Coração de Estudante.

A iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura de São Caetano do Sul e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional ABCDM (Socesp), promoveu a capacitação em massa dos estudantes em ressuscitação cardiopulmonar e levou uma série de informações para promoção da saúde dos jovens.

Lançada em 2007, a ação ganhou, neste ano, reforço de novas equipes das secretarias de Saúde, Esporte e Educação (fisioterapia, nutrição, enfermagem, assistência farmacêutica, agentes comunitários e dos médicos e socorristas do SOS Cidadão 156), além do apoio dos estudantes da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

“Este foi um trabalho brilhante com nossos alunos e acreditamos na importância singular do projeto para nossa cidade”, avaliou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. “Estamos orgulhosos pelo êxito da materialização do Coração de Estudante neste formato intersetorial. Sem dúvidas, é um marco para São Caetano”, completou.

Para a coordenadora do atendimento de emergência do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz, os estudantes são grandes multiplicadores de informação e todo o conteúdo apresentado ao longo do dia será difundido ainda mais entre as famílias. “Nosso município tem um grande percentual de população idosa, que é a mais acometida por problemas cardíacos, e essa interação que promovemos hoje tem como objetivo salvar vidas”, descreveu. “Falamos, entre outros temas, sobre o reconhecimento de uma situação de emergência, como acionar o SOS Cidadão 156, quais as informações devem ser passadas durante o chamado e, principalmente, sobre a importância de não passar trote para as corporações”, complementou.

Segundo a presidente da Socesp ABCDM, Carla Lantieri, os jovens aprenderam as medidas preventivas para evitar as doenças cardiovasculares, de forma lúdica, e receberam todas as orientações para que tenham um estilo de vida saudável, associando uma alimentação equilibrada e atividade física regular. “Doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Com esse trabalho intersetorial e interprofissional, dentro dessa ação revolucionária que é o Coração de Estudante, sensibilizamos os alunos para que tenham mais consciência sobre a própria saúde e os preparamos para que saibam atuar em situações de risco”, resumiu Carla.

“O projeto ganhou vida porque teve total apoio da Prefeitura de São Caetano. O modelo que foi apresentado na Emef Leandro Klein servirá como referência para expandir por outras cidades, estados e, quem sabe, outros países”, enalteceu Fernando Costa, cardiologista e diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

CIRCUITO

O Programa Coração de Estudante deste ano contou com sete etapas. Além da dinâmica com os socorristas do SOS Cidadão 156, os alunos passaram por outras seis atividades:

– Sala de Ressuscitação Cardiopulmonar – aprendendo a salvar vidas. Disseminação da técnica da massagem torácica, com propósito de diminuir o número de mortes por parada cardíaca;

– Sala de Nutrição – alimentação saudável. Atividades lúdicas desenvolvidas por nutricionistas sobre o tema alimentação saudável, incluindo a preparação de lanches e explicação sobre o uso das plantas alimentares não convencionais (PANCs), aproveitamento de alimentos e qualidade da alimentação;

– Sala de Atividades Físicas – vida ativa. Os alunos passaram por atividades de alongamento, relaxamento e aprenderam sobre a prática de atividade física de forma consciente e responsável. A equipe da Assistência Farmacêutica abordou os riscos do uso de drogas, narguilé, álcool e uso incorreto de medicamentos. Um semáforo foi utilizado para sinalizar os riscos que alguns comportamentos trazem à saúde: vermelho/alto risco, amarelo/atenção e verde/hábitos saudáveis;

– Salas de Enfermagem – medida de pressão arterial. Profissionais da enfermagem realizaram a medição, pesagem, cálculo da circunferência abdominal dos alunos e aferiram a pressão arterial dos jovens. Aqueles que apresentaram alteração serão encaminhadas para acompanhamento médico;

– Salas de Educação Física e Fisioterapia – medidas antropométricas. Em pauta, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), sobrepeso e obesidade, sedentarismo, atividades físicas, colesterol e glicemia;

– Sala dos Acadêmicos – Os estudantes responderam o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) sobre diversidade alimentar e consumo de ultraprocessados.

A estimativa é que, ao longo dos próximos meses, o Programa Coração de Estudante percorra todas as escolas de São Caetano.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SCS brinda ineditismo do novo formato do ‘Coração de Estudante’"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *