Da Redação – Alinhado a uma política de fomento e incentivo ao Esporte, a Prefeitura de São Bernardo conseguiu inserir o município no Programa Segundo Tempo (PST), iniciativa do Ministério do Esporte criado para facilitar o acesso ao esporte educacional e promover a formação de crianças e adolescentes. A cidade, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, foi contemplada no edital de 2017, com investimentos de R$ 1,9 milhão em duas modalidades: o padrão, que vai atender crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos; e o paradesporto, destinado prioritariamente a pessoas com deficiência a partir de 6 anos. A prioridade é atender crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social e matriculados na rede pública de ensino.
No total, serão montados 15 núcleos de atendimento, sendo que cinco deles serão voltados para o atendimento de pessoas com deficiência. A meta é beneficiar aproximadamente 1,5 mil crianças e adolescentes. Os atendimentos deverão ocorrer nos Centros Esportivos e também na EMEB José Ibiapino, na região do pós-balsa, em parceria que deverá ser firmada com a Secretaria da Educação. Para atender esse público, deverão ser contratados cerca de 45 profissionais.
“A parceria com o Governo Federal permitirá o investimento em atividades esportivas que o desenvolvimento integral de nossas crianças e adolescentes. Especialmente nesse momento em que é necessário manter nossa política de austeridade com objetivo de atingir o equilíbrio das contas públicas”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
O atendimento deverá ser iniciado apenas no segundo semestre de 2018, já que os recursos devem ser disponibilizados no próximo ano. Nesse período, a Secretaria de Esporte e Lazer efetuará estudos sobre a implantação do programa como, por exemplo, quais modalidades deverão ser inseridas nos locais onde ocorrerão as atividades.
“Com o aporte financeiro vindo do Programa Segundo Tempo, levaremos atividades esportivas para as regiões periféricas, assim como investiremos na aquisição de novos materiais esportivos. Legados que ficarão para a cidade”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon.
Nenhum comentário on "SBC garante recursos do Governo Federal por meio do Programa Segundo Tempo"