Da Redação – Referência nacional no Turismo Industrial, São Bernardo ingressou oficialmente, em outubro, no Mapa do Turismo Brasileiro (2017-2019), certificação emitida pelo Ministério do Turismo, que destaca as cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor. Além do reconhecimento, o documento garante prioridade de investimentos federais destinados ao turismo.
Para conquistar a certificação, o município cumpriu uma série de requisitos exigidos pelo órgão, como dotação orçamentária e regionalização da atividade, já que a cidade faz parte da Região Turística ABCTur. “O Turismo de Negócios e o Turismo Industrial abrem as portas para os demais segmentos e a presença de serviços turísticos de referência, como hospedagem, restaurantes, locadoras de veículos, casas de câmbio, agências de viagens, entretenimento, parque temático, entre outros, ratificam nosso potencial”, destacou o prefeito Orlando Morando.
A inclusão de São Bernardo no Mapa do Turismo Brasileiro é mais um importante passo para que a cidade conquiste o título de Município de Interesse Turístico (MIT), cujo processo encontra-se em andamento. Com a medida, a cidade busca fortalecer seu potencial turístico, passando a receber verba estadual específica para fomento do segmento, em consonância com as metas estabelecidas no plano de diretrizes da cidade, que contempla ações e estratégias a serem executadas até 2020.
“Passo a passo, São Bernardo literalmente se insere no mapa turístico do Brasil. Este é mais um reconhecimento que mostra que estamos trilhando um caminho sólido para fortalecer a imagem da cidade vinculada ao turismo sustentável e se estabelecer como a capital brasileira do Turismo Industrial”, salientou o diretor de Turismo e Eventos da Prefeitura, Fernando Bonisio.
Top Destinos – Em maio passado, São Bernardo já havia sido reconhecida como um dos Top Destinos Turísticos do Estado de São Paulo em 2017, em premiação organizada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela associação de profissionais de turismo, Skal Internacional São Paulo. A cidade foi contemplada na categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio por seu pioneirismo e atuação inovadora no segmento de Turismo Industrial.
Ao todo, 39 municípios foram premiados, sendo três em cada uma das 13 categorias de turismo reconhecidas pela Lei Complementar 1261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de MIT. Para a escolha de São Bernardo foi considerada a movimentação turística gerada pelo programa de Turismo Industrial, que promove aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Nenhum comentário on "SBC entra no Mapa do Turismo e terá prioridade em investimentos federais"