Texto: Carla de Gragnani – Crédito-foto: Gabriel Inamine (PMSBC)
Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo assinou nesta quinta-feira (22) um termo de compromisso junto à Universidade de São Paulo (USP) para adesão ao programa Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a elaboração e execução de projetos ligados ao desenvolvimento sustentável, por meio de ações colaborativas e transferência de conhecimento entre a instituição de ensino e a Administração pública. O acordo de cooperação foi estabelecido na data em que é celebrado o Dia Mundial da Água.
Representante do projeto da ONU em toda a América Latina, a USP é responsável pela coordenação de ações voltadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela organização intergovernamental, e que devem ser alcançados até o ano de 2030. Entre as metas para a região destacam-se: Erradicação da Pobreza; Fome Zero; Boa Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água limpa e Saneamento; Energia Acessível e Limpa, entre outros.
“Com este termo de cooperação poderemos ampliar os esforços na preservação do meio ambiente, dentro dos 17 compromissos firmados pela USP junto à ONU. Quem está à frente das cidades tem a obrigação de trabalhar para atingir estes objetivos. É extremamente importante ter acadêmicos e equipes técnicas da Universidade envolvidos. São Bernardo tem muitos desafios, pois possui mais da metade da cidade em área de proteção ambiental”, destacou o prefeito Orlando Morando, durante assinatura do termo no gabinete do reitor da USP, o professor Vahan Agopyan.
O ato também teve presença do secretário de Gestão Ambiental, Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca e do vice-reitor Antonio Carlos Hernandes. De acordo com a superintendente de Gestão Ambiental da Universidade e coordenadora do Escritório da ONU na América Latina, Patrícia Faga Iglecias Lemos, a adesão de São Bernardo possibilitará, entre outras ações, o desenvolvimento de soluções na área de regularização fundiária no entorno da represa Billings. “É um tema sensível do ponto de vista social e ambiental e uma preocupação da Prefeitura. Com a nossa representação temos que estabelecer projetos prioritários pilotos, que poderão ser implantados em outras regiões”, completou.
Agora, as partes envolvidas iniciarão o plano de trabalho para definição de métodos de execução dos objetivos. “A USP tem como seu objetivo aumentar a interação com a sociedade. Por isso, consideramos importante esse relacionamento com os municípios. Fico contente de termos essa oportunidade de trabalhar junto com o município do São Bernardo e conseguir fazer com que o conhecimento aqui acumulado possa beneficiar a comunidade e a sociedade”, pontuou o reitor da Universidade, Vahan Agopyan.
Nenhum comentário on "SBC assina adesão a programa de sustentabilidade da ONU"