Da Redação – A cada quatro meses, a Secretaria de Saúde de Diadema torna pública a sua prestação de contas de atendimentos e serviços na cidade. Na tarde desta quarta-feira, 27/02, foi o momento de apresentar os dados relativos aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2018. O evento foi realizado na Câmara Municipal da cidade.
Diadema investe 38,52% do orçamento em saúde. No ano passado, o município garantiu avaliação de 73,2% das equipes de Saúde como muito bom e bom. Os resultados foram do 3o Ciclo do Projeto de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), publicados em setembro pelo Ministério da Saúde.
A produção dos serviços, entre setembro e dezembro, chega a 1.796.807 procedimentos, entre consultas, exames, curativos, entre outros. No mesmo período, foram feitos mais de 507 mil exames laboratoriais.
Referente a internações no Hospital Municipal (HM) e no Pronto Socorro Central (PSC), a maior porcentagem é devido a problemas do aparelho respiratório (19,35%), seguido por gravidez, parto e puerpério (14,87%); lesões, envenenamento e algumas outras consequências de causas externas (14,06%); e doenças do aparelho circulatório (11,36%).
Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu, no mesmo período, 16.953 ligações pelo telefone 192. Dessas, 3.289 eram trotes, o que representa 19,4% das chamadas. Outro ponto que merece atenção dos moradores é o absenteísmo, ou seja, a falta a consultas e exames agendados. Dos 11.373 agendamentos, 3.582 deles tiveram ausência do paciente.
O documento atende a Lei Complementar 141/2012 e passou por aprovação do Conselho Municipal de Saúde em 26 de fevereiro.
Diadema conta com uma rede de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com farmácia e equipe odontológica, um Hospital Municipal com Pronto Socorro, um Pronto Socorro Central, dois Pronto Atendimentos, um Centro de Especialidades Médicas, cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma residência terapêutica, Departamento de Vigilância à Saúde, um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros serviços de saúde.
Nenhum comentário on "Saúde de Diadema presta contas do quarto trimestre de 2018"