Da Redação – Analisar a condição bucal de cada criança nas salas de aula da rede municipal de educação e ensiná-las a maneira correta de escovar os dentes. Esses são os objetivos dos cirurgiões dentistas e técnicos de saúde bucal da Prefeitura de São Bernardo que fazem parte do programa Saúde Bucal nas Escolas. Pela iniciativa, os alunos da rede municipal e de outras 22 escolas estaduais cadastradas são visitadas pelos trabalhadores da saúde quatro vezes ao ano. Casos de cáries e outros problemas são encaminhados para tratamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do aluno.
Uma das responsáveis por esse trabalho de diagnóstico é a cirurgiã dentista Vivian Kitahara. “No início, eles ficam meio temerosos, mas depois se acostumam com a presença do dentista. O que mais encontramos são casos de cáries e tártaro, que podem facilmente ser resolvidos nas UBSs. Em situações de diagnósticos mais sérios, os pais são notificados e os alunos encaminhados para tratamento”, explicou. Ela ressalta que os profissionais retornam à escola para verificar os resultados do tratamento.
Durante as visitas, enquanto parte da turma é analisada pelo dentista, outro grupo segue para o bebedouro da escola para aprender como se faz a higienização bucal. “Os alunos aprendem a escovar os dentes fazendo os movimentos corretos com a escova e a importância de usar o fio dental”, destacou o chefe da sessão de odontologia básica, Roberto Luiz de Oliveira. As crianças que participam das ações recebem um kit de higiene bucal, com creme dental e escova de dente.
O programa é uma das ações responsáveis pela redução de casos de cáries em crianças com até 5 anos de idade no município. Pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) realizada em crianças de 26 escolas de educação infantil e creches do município mostra que esse índice é inferior a média registrada no Brasil.
No município, 64,2% das crianças com até 5 anos não apresentam nenhuma cárie, enquanto o porcentual do Brasil é de 46,6%. A situação de São Bernardo supera, inclusive, a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza 50% de crianças sem cárie nessa faixa etária. Oliveira destacou que, hoje, duas em cada grupo de três crianças de 5 anos em São Bernardo estão livres de cáries. “Estamos conscientizando sobre a importância da higiene bucal desde cedo. São crianças que terão menos problemas odontológicos no futuro”, destacou.
Nenhum comentário on "Saúde Bucal nas Escolas ajuda a combater cáries em crianças de S.Bernardo"