Sarau das Pretas fala sobre feminino e ancestralidade no Sesc Ipiranga

497 0

Da Redação – No dia 01/4, o Sesc Ipiranga recebe o coletivo “Sarau das Pretas” para o espetáculo “Nossos Passos Vêm de Longe”, que homenageia mulheres que tiveram e têm suas vidas pautadas pelo ativismo feminista. A atividade integra a programação literária do projeto “Heroínas Reais” e acontece às 15h, no Espaço de Leitura da Unidade.

O espetáculo – “Nossos Passos Vêm De Longe” – Misturando música e poesia pela força da palavra, o espetáculo destaca a luta feminina negra homenageando mulheres ativistas. O coletivo reforça a identidade étnica revivendo a ancestralidade, convidando o público para um debate sobre feminismo e racismo ao valorizar a escuta como ponto central. Maria Firmina dos Reis, Tia Dita, Conceição Evaristo, Miriam Alves e tantas outras personalidades são cantadas e recitadas ao som da percussão e movimento dos corpos das poetisas.

O grupo – Sarau das Pretas;

“Oh, dá licença, começou o Sarau das Pretas;

oh, dá licença, mulher preta vai falar”

Formado em 2016, o coletivo “Sarau das Pretas” dialoga sobre o protagonismo feminino como ato politico e cultural. Convidada pelo Sesc Pompeia, Débora Garcia trabalhou na criação de um sarau para o Dia Internacional das Mulheres, chamando assim Elizandra Souza, Thata Alves, Jô Freitas e Taissol Ziggy para se juntarem ao projeto. Conciliando artes cênicas, poesia e música, o coletivo discute o espaço da mulher negra nas artes, a periferia como meio de produção cultural e o racismo. Diferindo de muitos grupos, o “Sarau das Pretas” não ocupa um único território, visitando e ocupando diversas áreas, inclusive Centros de Referência e Assistência Social.

O projeto “Heroínas Reais” discute o protagonismo das mulheres com uma programação composta por bate-papos, contações e mediações de leitura feitas por autoras e coletivos femininos. Destacando o papel da heroína real, humana e todos os desafios que são impostos diariamente às mulheres, o “Heroínas Reais” dialoga com esse processo de reflexão, discussão e ruptura atual, mostrando a mulher nos mais variados espaços e linguagens.

Serviço – Heroínas Reais: Sarau das Pretas – Nossos Passos Vêm de Longe, no domingo (1º/4), às 15h, no Espaço de Leitura (30 lugares). Quanto: Gratuito. Classificação: Livre. Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 (Acesso para deficientes físicos; Não há estacionamento)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sarau das Pretas fala sobre feminino e ancestralidade no Sesc Ipiranga"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *