Tudo pode ser feito se o toque de Deus estiver presente…
Sri Aurobindo.
São Paulo faz megaoperação contra traficantes na cracolândia
O governador Geraldo Alckmin acompanhou na manhã deste domingo (21) a megaoperação contra o tráfico de drogas na região da cracolândia em São Paulo. Quase mil policiais civis e militares participaram da ação, que resultou na prisão de 38 pessoas, apreensão de drogas e armas e destruição das barracas que serviam como ponto de venda. A operação seguiu a diretriz de não causar danos aos usuários que frequentam a região. “Esse é um problema crônico, social e de saúde pública. Nós temos hoje 3.327 vagas para o tratamento dos dependentes. Temos também a área para tratamento ambulatorial. O trabalho social será permanente, de abrigo para as pessoas que quiserem ir”, destacou o governador. Alckmin destacou ainda o trabalho de revitalização da região da Luz com a construção de moradias populares por meio de Parceria Público Privada. “Na PPP do Complexo Julio Prestes, nós faremos 1.300 apartamentos. Nós traremos de volta as pessoas para morar aqui, com comércio e escola de música. Toda a região em frente à Sala São Paulo. É um trabalho de ocupação da área e para trazer de volta a população ao centro expandido”, afirmou. Ele ressaltou também a parceria com a Prefeitura, que atua conjuntamente com o Estado no atendimento aos usuários de drogas e na recuperação urbana da região. Durante a operação, o prefeito João Doria anunciou o encerramento do programa que ofertava moradia aos usuários de drogas nos hotéis do entorno, que acabam abrigando também os traficantes. A polícia apreendeu armas nestes locais. Alckmin e vários secretários visitaram o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), a unidade hospitalar do Programa Recomeço e as obras da PPP Complexo Julio Prestes. A ação deste domingo foi planejada pelo Denarc (Departamento de Narcóticos de São Paulo) a partir de um intenso trabalho de investigação. A polícia foi a campo com mandados de prisão contra traficantes previamente identificados, além de 80 mandados de busca e apreensão. Chefes do tráfico foram presos também em outras regiões da cidade. O traficante “FB”, um dos mais procurados do Estado e apontado como líder do tráfico na cracolândia, foi detido em Caraguatatuba; enquanto “Leo” foi preso na Zona Oeste da Capital – ele é suspeito de ser mandante do assassinato de Bruno de Oliveira Tavares, socorrista carioca que foi sequestrado e morto ao tentar resgatar uma usuária de drogas na região da Luz.
Frase:
Este foi o primeiro passo para acabar com a cracolândia, que é a ação policial. Isso vai ajudar a cidade inteira porque os traficantes presos também abasteciam outros pontos de droga da cidade. Em paralelo, estamos intensificando o acolhimento e o cuidado com a saúde dos usuários. Cerca de 60% dos pacientes que passaram por comunidades terapêuticas do programa Recomeço voltaram para suas famílias
Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, enquanto acompanhava a mega operação judicial na cracolândia, realizada na manhã deste domingo
Frase:
Não podemos esquecer que o Tribunal de Contas já apontou por diversas vezes várias irregularidades nas contas do DAE, como pagamento ilegal de horas extras, manutenção de cargos comissionados em desacordo com a Constituição e problemas de diferença no saldo de precatórios, além de servidores antigos com salários de 25 mil reais.
Gilberto Costa, ex-vereador e presidente do PEN de São Caetano, ao criticar o que chamou de falta de transparência do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano
Ex-vereador Gilberto Costa critica falta de transparência do DAE
Gilberto Costa, presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN) de São Caetano, apresentou junto ao Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano, autarquia da Prefeitura de São Caetano, com fundamento na Lei nº. 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informações Públicas), requerimento solicitando os seguintes dados e informações: lista atualizada com os nomes completos de todos os servidores públicos que trabalham no DAE de São Caetano, incluindo os servidores estatutários; os empregados públicos; eventuais servidores temporários ou contratados em regime especial; contratados de forma particular; e ainda aqueles com cargos de provimento em comissão. Solicitei, ainda, complementar essa lista, incluindo a função de cada cargo, local e horário de expediente, assim como respectivo salário ou remuneração. O Portal da Transparência do DAE disponibiliza a Folha de Pagamento dos anos 2015, 2016 e 2017. O valor apresentado é o valor líquido, soma de todos os proventos incluindo Férias, Cesta Básica, Vale Transporte, Gratificações, entre outros, com dedução de todos descontos, legais e eventuais, que tenham ocorrido no referido pagamento. No entanto, não revela os nomes dos funcionários, assim como cargos e salários. Segundo Gilberto Costa, em 2015, o DAE gastou R$ 12.815.854,94 com Folha de Pagamento; já em 2016 o valor subiu para 16.680.266,63 milhões de reais; e nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, a quantia já alcançou 3.672.515,07 milhões de reais, sem contar os números do mês de abril que ainda não estão disponíveis no site. “Não se trata de favor. Nada mais justo que o cidadão interessado em acompanhar como o governo emprega os recursos públicos possa obter as informações sobre essas despesas porque o Portal da Transparência não é transparente!”, justificou Gilberto Costa.
VAPT-VUPT
SIMULADO GRATUITO 1
- Diante da atual importância do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que possibilita o ingresso em universidades públicas por meio do SiSU – Sistema de Seleção Unificada, o Colégio Singular e o Singular-Anglo Vestibulares promoverão no dia 4 de junho (domingo), o Simulado Enem Compacto, aberto para estudantes de escolas públicas e particulares da região do Grande ABC. A atividade será na versão compacta e acontecerá na Fundação Santo André (avenida Príncipe de Gales, 821 – Santo André) a partir das 13 horas, para alunos da 3ª série do Ensino Médio e cursos pré-vestibulares.
SIMULADO GRATUITO 2
- Nesse mesmo dia, o Singular realizará a Maratona Enem, também aberta para não alunos da rede. Às 8h será realizado o Provão do Fundamental e o Provão Treineiros, voltados para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e para os de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, respectivamente. As atividades acontecerão nas unidades de Ensino Médio do Singular de Santo André, São Bernardo e São Caetano. As inscrições para os dois eventos são gratuitas e estão disponíveis por meio do portal do Singular www.singular.com.br até o dia 28 de maio.
POLÍCIA RECEBE FUZIS APREENDIDOS…
- As polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo receberão nesta segunda-feira (22), às 12h, no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães (Avenida Doutor Abraão Ribeiro, 313, Barra Funda, zona oeste da Capital), 37 fuzis apreendidos em ocorrências criminais. As armas estavam vinculadas a processos, sob custódia do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participa do evento de entrega. Serão destinados 17 fuzis à Polícia Militar e outros 20 à Polícia Civil. A medida segue o decreto nº 8.938, de 21/12/16, que regulamenta a lei nº 10.826, de 20/12/03, sobre entrega de armas apreendidas aos órgãos de segurança pública e às Forças Armadas.
…E DESMANCHE É DESMANCHADO
- A Polícia Civil encontrou um desmanche clandestino de carros, na quinta-feira (18), na região do Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo. Duas pessoas, apontadas como responsáveis pelo local, foram presos em flagrante. Policiais da 1ª Delegacia sobre Roubo e Furto de Veículos (Divecar), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), encontraram o local durante investigações. Dentro do imóvel havia partes de diversos veículos, além de um utilitário usado na entrega das peças.
Orlando Morando cobra da EMAE melhorias imediatas na Balsa
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, cobrou, nesta sexta-feira (19), a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) por soluções de curto e médio prazo para melhorar a situação do transporte de veículos e passageiros pela Balsa João Basso, no Riacho Grande, que liga a região do bairro Tattetos, pela Represa Billings. Em reunião, no gabinete do Paço, com o CEO da Emae, Luiz Carlos Ciocchii e demais integrantes da empresa paulista, ficou estabelecido que a ação imediata será pelo estudo por um aumento de mais uma balsa – duas em operação simultânea –, para desafogar a fila espera, que ocorre na Estrada do Rio Acima. Ao final da reunião, ficou estabelecido que uma série de encontros serão realizados para cobrança de efetividade quanto a evolução das tratativas. “Pela primeira vez abrimos a Prefeitura para ajudar nos planos que possam, de fato, melhorar a situação da travessia. Em 30 dias, ficou combinado de que eles vão trazer orçamento de uma nova balsa. E de nossa parte, orçamento de um atracadouro (estrutura para atracar barcos, balsas). O que houve no passado, é que muitos prefeitos deixavam a responsabilidade de que é um problema apenas do Estado. Entretanto, estamos dispostos a entrar com recursos para obter resultados efetivos”, comentou o chefe do Executivo. Atualmente a quantidade de veículos a ser transportada é de 23 carros e a de pedestres, de aproximadamente 300, número insuficiente para atender o aglomerado de usuários que recorrem ao serviço. Por ano, a Emae estima que travessia transporta, aproximadamente, 2,4 milhões de pedestres e 800 mil veículos em 58 mil viagens. “São números consideráveis e que nos chama a atenção para conseguir efetuar uma melhoria efetiva. Recebi dos dirigentes um retorno positivo para de maneira célere conseguirmos colocar em prática. Prova disso, é o cronograma de reuniões para avançarmos a pauta”, pontuou Morando. Uma das condições acertadas pela Prefeitura será na fiscalização da invasão de terras que ocorre nas proximidades da Balsa. A medida foi um pedido por parte da Administração ao Emae como auxílio, o que também foi acertado.
Nenhum comentário on "São Paulo faz megaoperação contra traficantes na cracolândia"