Da Redação – Mais uma vez, São Caetano do Sul é referência nacional, saindo na frente no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Sexta-feira (16/9), em palestra de prevenção e conscientização, os funcionários públicos foram orientados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e pelo chefe da pasta, Dr. Silvio Luiz Martinez, para dobrarem a atenção pela cidade, nos locais de trabalho e em suas casas.
O diretor do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa), Caio Williams Castro Junior, passou dicas fundamentais e ressaltou que, em 2015, São Caetano teve 347 casos confirmados de dengue. Neste ano, apenas 42. Uma redução drástica de mais de 90%, fruto das iniciativas de sucesso do Programa Sanca Contra a Dengue, como o serviço de fiscalização da patrulha, que fez mais de 3.000 trabalhos, e da parceria com a população.
“Historicamente, o que acompanhamos é que quando são registradas ocorrências excessivas em outubro, se refletirá nos meses críticos (março, abril e maio). Por isso, reunimos os colaboradores da Prefeitura, que são nossos multiplicadores, para que intensifiquem de imediato as inspeções nos setores onde atuam e em suas residências. Uma vez por semana é o suficiente para a verificação de possíveis focos de criadouros (água parada), tempo que os ovos demoram a se tornarem pernilongos adultos”, explicou.
Para controlar o Aedes no verão 2016/2017, o Comitê Municipal de Mobilização e Prevenção no Combate à Dengue coordena as ações em reuniões multissetoriais com representantes das secretarias e autarquias.
Outras ações – Em São Caetano, o trabalho de prevenção foi ampliado. A partir de setembro, divididos em 17 equipes com um supervisor e dez profissionais de saúde cada, 187 agentes estão nas ruas aos sábados, com vistorias, eliminações de focos e orientações com entrega de folhetos. Por meio do termo de adesão junto ao Governo do Estado de São Paulo na Campanha Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti recebem R$ 120,00/dia.
A cidade também participou da Campanha Nacional de Recolhimento de Pneus, realizada na semana passada (12 a 17/9), seguindo recomendação da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). A Operação Cata-treco está passando por todos os bairros. A programação segue até o fim do mês. Mais informações do serviço pelos telefones 4221-1177 e 4221-2050.
Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no prédio do Civisa (Rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá), realiza uma média mensal de 2.500 vistorias. Para denunciar, os munícipes devem ligar no 4231-3938 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou enviar e-mail para vigilancia@saocaetanodosul.sp.gov.br e ccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.
Nenhum comentário on "São Caetano sai na frente e mobiliza funcionários públicos no combate à dengue"