Da Redação – São Caetano iniciou nesta segunda-feira (11/4) a vacinação contra a gripe (trivalente – inclui H1N1) para crianças com mais de seis meses e menos de cincos anos, gestantes e idosos acima de 60 anos. A 1ª. Etapa abrangeu profissionais da Saúde. A ação, que contemplará grupos prioritários, visa imunizar mais de 55 mil moradores. A meta da Coordenadoria Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura é alcançar 80% de adesão.
A aplicação das doses foi dividida em quatro etapas. De 4 a 8 de abril, profissionais da Saúde. De 11 a 15 de abril, crianças com mais de seis meses e menos de cincos anos, gestantes e idosos acima de 60 anos. De 18 a 22 de abril, mulheres puérperas, no período até 45 dias após o parto, e pessoas com comorbidades (doenças crônicas). A partir de 30 de abril, continuação da campanha (aguardando posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde).
O diretor da Atenção Básica de Saúde de São Caetano, Luciano Xavier, tranquiliza a população. “Não há epidemia. Não há motivo para tumulto. Todos serão vacinados. As doses estão chegando em quantidade suficiente. Basta o munícipe acompanhar o calendário antecipado e se dirigir a um dos postos disponibilizados pela Prefeitura com a carteirinha para atualização”, explicou.
Para a 1ª. Etapa, a cidade recebeu 7.500 doses da vacina contra a Influenza, infecção viral aguda. Já para a 2ª. Etapa, 24.400. É contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim com a qualquer um de seus componentes, e que apresentaram reação anafilática em doses anteriores.
Tamiflu – A quantidade de medicamento Tamiflu (indicado para combater o vírus H1N1) que foi dispensado com prescrição médica na rede pública em 2015 foi de 1.060 unidades. Já no primeiro trimestre de 2016, 4.000. Apesar de não haver falta do remédio neste momento, a demanda aumentou bastante.
Em 2015, o pico de distribuição ocorreu nos meses de abril (610 unidades) e maio (330 unidades). Já em 2016, aconteceu em março (3.980 unidades). Neste ano, São Caetano registrou três casos confirmados de H1N1. E outros três suspeitos em análise. No ano passado, zero. Nenhum histórico de óbito.
Nenhum comentário on "São Caetano inicia vacinação contra a gripe para crianças, gestantes e idosos"