Da Redação – A Prefeitura de São Caetano realizou o primeiro encontro para definir as estratégias da implantação do novo programa Acolhe SUS. Nesta semana (21/08), estiveram reunidos representantes da Secretaria de Saúde (Sesaud), da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), no Campus Barcelona da USCS.
“Essa iniciativa visa a reduzir o número de novas ações judiciais que determinam o fornecimento de medicamentos, insumos, procedimentos de alta complexidade ou quaisquer demandas médicas”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. “Em muitos casos, há prescrição de marcas específicas e, com o embasamento dos profissionais da saúde, queremos demonstrar, por meio de evidências científicas, que outros produtos cumprem exatamente a mesma função, tratam da mesma patologia, mas a custo menor para o Estado e município”, completa.
Em síntese, o Acolhe SUS é um grupo de trabalho formado por especialistas da saúde (médicos e farmacêuticos) e por advogados, que orientará tanto o paciente, quanto o Judiciário, acerca das alternativas para o acesso aos medicamentos, procedimentos ou insumos antes de se determinar uma medida liminar. Impreterivelmente, o médico solicitante será consultado, avaliará as indicações feitas pela comissão e, havendo a concordância, o munícipe será chamado para conciliação, em até uma semana.
Vale destacar que a Prefeitura de São Caetano do Sul disponibiliza mais de 1.260 itens de medicamentos ou insumos à população.
Nenhum comentário on "São Caetano inicia implementação do programa Acolhe SUS"