Da Redação – Antes que o calor retorne, favorecendo a proliferação de mosquitos, a Prefeitura de São Caetano do Sul já realiza ações de combate à dengue. Neste sábado (21), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município promove um mutirão de eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.
O mutirão ocorre nos bairros São José e Jardim São Caetano, a partir das 9h, e contará com a colaboração voluntária de cerca de 50 integrantes do Tiro de Guerra (TG 02-069).
Os agentes do CCZ, acompanhados dos voluntários do Tiro de Guerra, todos devidamente identificados, solicitarão aos moradores permissão para inspecionar áreas externas da casa, à procura de focos do mosquito, e darão orientações sobre as medidas de prevenção à dengue. A participação dos jovens do Tiro de Guerra trará mais segurança e tranquilidade aos moradores, que muitas vezes ficam temerosos em abrir suas casas à inspeção dos agentes.
A realização do mutirão numa manhã de sábado também visa a alcançar o maior número possível de residências, pois muitas casas são encontradas fechadas entre segunda e sexta, dificultando o trabalho dos agentes. Segundo o médico veterinário Fábio Agostini Bertola, coordenador do CCZ, a experiência dessa parceria poderá ser replicada em outros bairros, conforme a disponibilidade dos voluntários.
No entanto, ele ressalta que o combate à dengue em São Caetano só será efetivo com o engajamento da população. “Este é o momento de prevenir. A população tem que ser protagonista junto com o poder público no combate aos criadouros do mosquito”.
Nenhum comentário on "São Caetano e Tiro de Guerra fazem mutirão de combate ao mosquito da dengue"