Da Redação – As mais modernas cidades do mundo caminham para o enfoque em tecnologia, criatividade e sustentabilidade. Rumo a esse futuro breve, São Caetano do Sul dá seu primeiro passo concreto, com a realização do evento “Cidade 4.0 – Experiências inovadoras para a cidade do amanhã”, de 28 a 31 de março.
A programação – toda realizada na USCS (Universidade de São Caetano do Sul), com promoção da Sedert (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho) – contará com apresentações de cinco modelos de sucesso pelo mundo: as cidades de Santander (ESP), Lisboa (POR), Medellin (COL), Cidade do México (MEX) e o Porto Digital em Recife, capital do Pernambuco.
As atividades são abertas ao público interessado em geral e as inscrições são gratuitas, por meio do site www.cidadedoamanha.com.br. Informações pelo telefone 4239-3244 ou e-mail contato@cidadedoamanha.com.br.
“Hoje o desenvolvimento passa necessariamente pelos setores de tecnologia e comunicação, e a cidade precisa ter condições de responder a isso. Este evento tem o propósito de nos dar munição para desenhar um projeto para São Caetano. Entre 18 e 24 meses, teremos os primeiros resultados”, afirma Silvio Minciotti, secretário da Sedert.
PROGRAMAÇÃO – As cinco experiências apresentadas são: Santander, a primeira cidade inteligente da Europa; Lisboa, que participa do Projeto Sharing Cities; Medellin, uma referência em desenvolvimento tecnológico local; Cidade do México, com seu laboratório de diálogo entre sociedade local e poder público; e o Porto Digital pernambucano.
Após essas exposições, haverá um importante debate de ideias para o município: Fórum Caminhos para São Caetano do Sul – Cidade Inteligente, que será no dia 31/3, às 14h. “Esta já é uma ação concreta para nosso planejamento e realidade”, diz Minciotti.
Serviço – Cidade do Amanhã: experiências inovadoras para a cidade do amanhã, de 28 a 31/3 (programação abaixo), na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), à Avenida Goiás, 3400. Bairro Barcelona, São Caetano, SP. Inscrições no site www.cidadedoamanha.com.br
Mais informações para o público pelo telefone 4239-3244 ou e-mail contato@cidadedoamanha.com.br.
Programação:
28 de março (terça)
Cerimônia de abertura
19h30 – A experiência de Santander (Espanha), a 1ª cidade inteligente da Europa: Jaime Gutiérrez Bayo – Universidad de Cantabria
29 de março (quarta)
14h – Encontro de Pesquisadores – CIDADE 4.0
19h30 – Cidades inteligentes e o desenvolvimento de soluções conjuntas. O caso das Sharing Cities: Rui Franco, Coordenador local do Programa (Lisboa, Londres e Milão/União Europeia)
30 de março (quinta)
14h – Seminário: Universidade, Cultura e Sociedade – Cidades criativas, territórios inteligentes.
19h30 – Experiências inovadoras de desenvolvimento tecnológico local: Alejandro Franco, Diretor Executivo da Ruta N (Medellin) e Leonardo Guimarães, Diretor Executivo do Porto Digital (Recife).
31 de março (sexta)
10h – O diálogo entre governo e sociedade local: Isaac Serrano, Laboratório para la ciudad (Cidade do México)
14h – Fórum de discussão: Caminhos para São Caetano do Sul – Cidade Inteligente.
* Para os inscritos previamente, será fornecido certificado de participação.
Promoção do evento: Prefeitura de São Caetano do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SEDERT);
Organização: Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI) e ONG Opção Brasil;
Apoio: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, entre outras instituições.
Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/Cidade4pontozero
Site do evento: www.cidadedoamanha.com.br
Nenhum comentário on "São Caetano dá o primeiro passo para se tornar cidade inteligente"