Da Redação – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) da Prefeitura de São Bernardo realiza dia 30, das 14h às 16h, a eleição do Conselho da Pessoa com Deficiência. Serão eleitos sete representantes da sociedade civil e sete indicados pela Prefeitura, com seus respectivos suplentes. A posse está marcada para 14 de setembro, juntamente com os eleitos para o Conselho da Pessoa Idosa, cujo pleito ocorre em 1º de setembro. O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro. A eleição ocorre na sede da Sedesc (Avenida Redenção, 271, Centro).
Compete ao conselho formular, opinar e fiscalizar a política municipal dos direitos e garantias da pessoa com deficiência. A política municipal de Assistência Social prevê que as pessoas com deficiência são acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Quando as pessoas são vítimas de algum tipo de violência e tem seus direitos violados, são acompanhadas pelo Creas (Centro de Referência de Assistência Social). Dados do Censo Demográfico de 2010 apontam que a cidade tinha, naquela ocasião, cerca de 195 mil pessoas com algum tipo de deficiência (mental/intelectual, visual, física ou auditiva).
Eleição – Podem votar e escolher os conselheiros representantes de segmentos sociais. No dia do pleito, é preciso apresentar documento que comprove atuação no segmento, documento com foto e comprovante de residência/trabalho no município.
Já os candidatos precisam ter mais de 18 anos, morar na cidade e não estar no exercício de mandato eletivo nos poderes Executivo e Legislativo (Municipal, Estadual ou Federal). Também deverão apresentar comprovante de atuação no segmento, documento com foto, comprovante de residência/trabalho no município e laudo médico.
Será eleito quem tiver maioria dos votos. Em caso de empate, será escolhido o candidato mais idoso. O mandato é de dois anos e é possível se reeleger uma vez. As inscrições dos candidatos foram realizadas entre 1º e 16 de agosto.
Nenhum comentário on "São Bernardo realiza eleição do Conselho da Pessoa com Deficiência"