Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, promoveu nesta sexta-feira (29/09) o 1º Fórum Municipal do Idoso da cidade, no Teatro Cacilda Becker. O evento teve como objetivo oferecer informação e orientação de saúde e bem estar para que os idosos desfrutem a terceira idade de maneira saudável. A edição tratou do tema “Sintomas e Tratamento para a doença de Alzheimer”, por meio de palestra do Professor Norton Sayeg, médico especialista em Geriatria e Gerontologia.
Pós-graduado em Londres, na Inglaterra, o professor é o presidente fundador da Associação Brasileira de Alzheimer e Idosos de Alta Dependência e autor de livros como “Doença de Alzheimer – Guia do Cuidador”; “Enfermidade de Alzheimer”, publicado no Brasil e no Chile; Envelhecer Bem; Idosos Acamados – Cuidados Domiciliares e Alzheimer – Diagnóstico e Tratamento. Antes realizado na Câmara, o Fórum é promovido há 15 anos na cidade, sempre com abordagens que visam promover o bem-estar entre o público idoso.
“A medicina trata esta doença como uma verdadeira epidemia. Hoje, cerca de 1,2 milhão de pessoas possuem Alzheimer apenas no Brasil. É uma enfermidade que não tem cura, mas que possui tratamentos que ajudam a retardar seu aparecimento. Práticas saudáveis são importantes para obter resultados positivos”, destacou o médico geriatra.
Além do especialista, o fórum também contou com participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Carla Morando, e do advogado e vice-presidente do conselho de pessoas com deficiência, Luis Kassab. O evento foi embalado pelo Coral Cristal, de São Bernardo.
“A Prefeitura precisa ser cada vez mais este instrumento de ligação com a sociedade, nas mais importantes situações do cotidiano”, comentou Carla Morando.
Repercussão – O Fórum foi marcado por um bom público, que praticamente lotou a plateia do Cacilda Becker. “É um evento muito importante para esclarecer nossas dúvidas sobre esta doença, que tem se tornado comum, e até nos preparar para caso aconteça conosco ou com algum familiar”, disse o aposentado Valdemar Sakugawa.
Doença de Alzheimer – Descoberta no início do século XX pelo psiquiatra e neuropatologista Alois Alzheimer, a doença é a forma mais comum de demência. A doença é geralmente diagnosticada em pessoas com idade superior a 65 anos, embora possa ocorrer mais cedo. Até 2050 prevê-se que a doença afete uma em cada 85 pessoas mundialmente.
A doença afeta 1% dos idosos entre os 65 e 70 anos, mas a prevalência aumenta exponencialmente com a idade, sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos. “É uma doença que da qual não estamos livres e que pode atingir qualquer um. Porém, pode ser tratada e por isso é tão importante esta orientação”, destacou Minami.
Nenhum comentário on "SBC promove o Fórum do Idoso e debate prevenção ao Alzheimer"