A espécie de felicidade de que preciso não é tanto fazer o que quero, mas não fazer o que não quero…
Rousseau.
São Bernardo poderá sediar Jogos Abertos do Interior deste ano
Por conta de sua reconhecida infraestrutura esportiva e capacidade para sediar grandes eventos e de receber atletas, São Bernardo se colocou à disposição do governo do Estado para receber a edição deste ano dos Jogos Abertos do Interior. O assunto foi discutido na sexta-feira (18) durante reunião no Paço Municipal entre o prefeito Luiz Marinho e o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira. Segundo esse último, o pedido ocorreu porque a Justiça determinou que o evento não poderá mais acontecer em Ribeirão Preto, como estava programado, em razão de inadequações nas escolas daquela cidade. Conforme explicou o secretário municipal de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Devesa, para que a cidade receba os jogos, o Estado terá de dizer se as escolas estaduais (são 78 no município) terão condições de alojar as delegações sem atrapalhar o calendário escolar, visto que poderá ocorrer reposição de aulas por conta da greve de professores este ano. Jean Madeira disse que se reunirá com o secretário de Educação do Estado, Herman Voorwald, para discutir o entrave e que nos próximos dias dará uma resposta. “Não queremos atrapalhar o calendário escolar e pedimos o apoio de São Bernardo porque é uma cidade que respira esporte e sempre promove os eventos com maestria.” Outro ponto de preocupação de José Alexandre é em relação à data para realização do evento, anteriormente previsto para acontecer entre 26 de outubro e 7 de novembro e que agora poderá ocorrer nas duas últimas semanas de novembro ou entre a última de novembro e as duas primeiras de dezembro. “O fato é que, em ano de eleição, o evento acontece em novembro. Quando não, é feito em outubro e, nesse caso, as cidades fazem os contratos com atletas até o fim de outubro. Acredito que muitas delas terão dificuldades para prorrogar os contratos. Com isso, pode ser que o número de cidades e atletas participantes diminua”, destacou. Segundo José Alexandre, 259 cidades estão classificadas para participar dos jogos. Assim, o evento reuniria cerca de 20 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e pessoal de apoio técnico. Ainda de acordo com o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, assim que tiver as garantias do Estado o município terá 40 dias para fazer o edital para sediar os Jogos. “Dadas essas garantias, temos plenas condições de promover 90% das modalidades com excelência, mesmo com alguns dos nossos espaços em reforma, como uma das canchas de malha.” Caso as competições aconteçam mesmo em São Bernardo, o Estado fará R$ 1,6 milhão em repasses para bancar, entre outros custos, os de logística e alimentação. A cidade já ganhou três edições dos Jogos Abertos do Interior.
Frase:
Só vamos fazer se tivermos as garantias do Estado, como por exemplo, o uso das escolas estaduais. No entanto, a cidade tem plenas condições de receber as delegações em espaços como o Centro de Formação dos Profissionais da Educação
José Alexandre Devesa, secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, ao comentar a possibilidade de o município sediar a edição deste ano dos Jogos Abertos do Interior
Frase:
Na verdade, o que se instalou no país nesses últimos anos e está sendo revelado na Lava-Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece um nome claro de cleptocracia. Veja o que fizeram com a Petrobras. Eles tinham se tornado donos da Petrobras. Infelizmente para eles, e felizmente para o Brasil, deu errado.
Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao afirmar que o PT tinha um plano perfeito para se eternizar no poder, mas que a Operação Lava-Jato “estragou tudo.
São Caetano participa hoje de ação pela inclusão de deficientes no mercado de trabalho
Pelo segundo ano consecutivo, São Caetano receberá o evento denominado Dia D – Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados. Marcada para esta segunda-feira (21), das 9h às 17h, no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), a ação do Ministério do Trabalho e Emprego, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e de outros parceiros irá intermediar a mão de obra do trabalhador com deficiência ou reabilitado pelo INSS e as empresas da cidade. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho e dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. Os interessados com deficiência que estão buscando recolocação profissional também poderão participar para terem contato com as empresas e com as oportunidades de trabalho. Ao Dia D, a pasta de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho convida os empresários de São Caetano a enviarem suas vagas de empregos em aberto às pessoas com deficiência no e-mail cemeq@saocaetanodosul.sp.gov.br. Desta forma, essas oportunidades serão apresentadas no evento para posterior preenchimento. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 4227-7646 / 7662 ou 7663. As pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS deverão comparecer com currículo, RG, CPF, carteira de trabalho, laudo médico/técnico ou certificado de reabilitação profissional pelo INSS e PIS (se tiver).
SIMULADO NACIONAL 1
- O Singular está com inscrições abertas para o Simulado Aberto Nacional, que acontecerá no próximo domingo (27) às 13h, na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul (avenida Goiás, 3400). O evento é gratuito e voltado para estudantes da rede pública e privada. Podem participar os vestibulandos e treineiros interessados em prestar o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares da Unicamp, Fuvest, Unesp e UEL, algumas das principais universidades públicas do país.
SIMULADO NACIONAL 2
- A inscrição deve ser feita no portal www.singular.com.br e o candidato precisa escolher apenas um exame, já que serão oferecidos cinco simulados distintos, aplicados simultaneamente. Sabendo da importância da família durante o período de vestibulares, o Singular também promoverá nesse dia, durante o período da prova, uma reunião com os pais dos singularianos.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 1
- Estão abertas as inscrições para palestra gratuita do SENAI sobre medidas que podem contribuir para garantir mais eficiência energética às empresas da região. O evento, idealizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) do Plástico do ABC, será realizado no próximo dia 24, às 19h, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Avenida Ramiro Colleoni, 05 – Centro de Santo André). A palestra abordará medidas e estratégias para ampliar a eficiência energética das empresas, com o objetivo de fortalecer indústrias do setor na região e torná-las mais competitivas. Durante o evento, serão apresentadas e discutidas alternativas para a redução de custos desse insumo nos processos produtivos.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2
- Os interessados devem se inscrever para a palestra “Saiba como organizar o uso, consumo e custo de energia e reduza sua conta” pelo telefone (11) 4990-1911 ou pelo e-mail julianag@sebraesp.com.br. O evento é gratuito e será realizado por meio de parceria entre SENAI, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, APL do Plástico da região e SEBRAE São Paulo.
INTERCÂMBIO 1
- São Caetano sediará nesta terça-feira (22), a partir das 8h, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Centro), o 1º Encontro dos Serviços Especializados em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs) do Grande ABC. Na oportunidade, profissionais engenheiros, técnicos, enfermeiros e médicos do trabalho das sete cidades trocarão experiências num intercâmbio de conhecimento para avaliar o que cada Prefeitura vem fazendo neste setor. O objetivo final do fórum é formular um plano regional.
INTERCÂMBIO 2
- O Departamento do SESMT de São Caetano, ligado à Secretaria Municipal de Saúde e à área de Recursos Humanos, já instituiu 44 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), entre outras diversas atividades. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 4238-8170 (ramal 37) ou também pelo e-mail reno.sesmt@saocaetanodosul.sp.gov.br.
Prefeitura de Diadema parcela dívidas de empresas e munícipes
O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da Prefeitura de Diadema, que prevê o refinanciamento de dívidas municipais para pessoas físicas e jurídicas, está em vigor desde o dia 14 de setembro. Com o programa, é possível renegociar a dívida para todos os impostos municipais, exceto multas de trânsito e débitos em juízo, e ter desconto de até 80% na multa e nos juros. Quem estiver em débito terá 90 dias, divididos em duas fases, para regularizar a situação. A primeira etapa, que dura 60 dias, é a mais vantajosa e vai até 12 de novembro. A segunda acontecerá de 13 de novembro a 12 de dezembro. Na primeira fase do programa, o contribuinte que optar por parcelar a dívida em três parcelas terá desconto de 80% no valor da multa e dos juros. Quando a renegociação ficar em até 12 parcelas, o desconto será de 60% no valor da multa e dos juros. Quem optar pelo parcelamento em até 24 parcelas terá 40% de abatimento no valor da multa e dos juros. A redução para o contribuinte que deixar para fazer o acordo após esse período será menor. Na segunda fase, quem optar pelo pagamento em uma única parcela terá 60% de desconto no valor da multa e dos juros. O parcelamento em até 12 vezes garante 40% de abatimento no valor da multa e dos juros. Já para a renegociação em até 24 parcelas, a redução chega a 30% do valor da multa e dos juros. Com o desconto de juros e multas, a Administração pretende incentivar o contribuinte a sanar suas dívidas e ficar com a situação regularizada com a Prefeitura. Caso o devedor não opte pela adesão ao Refis, poderá efetuar o pagamento a qualquer momento, porém sem desconto. Para aderir ao programa é preciso comparecer pessoalmente ou através de procurador (com procuração simples) à Central de Atendimento ao Cidadão/Poupatempo munido de RG e CPF. Se o débito for de IPTU, levar cópia da certidão de matricula ou compromisso de compra e venda. Para pessoa jurídica, levar RG, CPF, cópias do contrato social, do CNPJ, número do contribuinte e carnê do IPTU (caso haja débito de IPTU). O refinanciamento da dívida sai no ato da negociação. Por isso, o devedor deve estar preparado para quitar a primeira parcela ou única, caso opte por ela, que vencerá no dia seguinte da assinatura do parcelamento. Honorários advocatícios e custas processuais (respectivamente, 10% e 1% do valor original) deverão ser pagos no dia do parcelamento.
Nenhum comentário on "Coluna do dia 21/09/2015"