Texto: Humberto Domiciano – Fotos: Gabriel Inamine
Da Redação – Agilizar o atendimento do cidadão, oferecendo mais conforto e comodidade é o objetivo da expansão do Atende Bem, que chegou ao bairro do Riacho Grande. O espaço tem horário de funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta.
Em visita realizada ao posto nesta segunda-feira (27/08), o prefeito Orlando Morando destacou que a intenção da Administração é facilitar a vida do cidadão. “Não mudamos apenas a comunicação visual destes espaços. Trouxemos qualidade, ainda mais em um mundo no qual as pessoas precisam se deslocar cada vez menos para resolverem seus problemas”, afirmou.
A mudança de estrutura para o Atende Bem tem como objetivo oferecer mais conforto e comodidade aos usuários ao unificar a oferta de serviços municipais, como emissão de 2ª via e parcelamento de débitos municipais, cadastro tributário municipal de empresas e autônomos, emissão de licenças e alvarás, entre outros.
Na visão do chefe do Executivo, os resultados do programa já podem ser medidos por meio de números. “Já observamos uma queda no tempo total de atendimento de 27 minutos para 17 minutos, em média. Além disso, a espera para ser atendido recuou de 16 minutos para apenas três. É uma mudança importante e vamos continuar trabalhando para melhorar”, completou Morando.
Outro importante ganho com as mudanças no atendimento ao cidadão foi solução de problemas por meio do aplicativo “São Bernardo na Palma na Mão”, que agendamento para as unidades do Atende Bem, emissão de certidões, geração de código de barras para pagamentos e parcelamento de débitos, emissão de segunda via do IPTU e alteração cadastral (endereço, telefone e e-mail), consulta de multas e emissão de segunda via, acompanhamento de cupons e dos ganhadores do Nota 1000, acesso ao jornal Notícias do Município, entre outros.
AGILIDADE – Para o secretário de Administração e Inovação, Pedro Pinheiro, o posto do Riacho Grande atende a uma demanda local. “Temos 50 mil pessoas em 10 bairros na região e o modelo do Atende Bem traz mais conforto e comodidade para quem usa. Com as ferramentas de agendamento, evitamos filas e demora no atendimento”, pontuou.
O agendamento online pode ser feito por meio do site da Prefeitura (www.guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos). Para acessar a ferramenta basta clicar em “Cidadão” ou “Empresa” e efetuar a pesquisa pelo serviço desejado por ordem alfabética, assunto ou por meio de busca. Após selecionar o serviço, o usuário deve localizar o posto Atende Bem desejado, em seguida selecionar “clique aqui para agendar” e efetuar o cadastro.
UNIDADES – A Prefeitura já obteve economia significativa de recursos com a criação de unidades do Atende Bem no Centro (dentro do Poupatempo) e nos bairros Rudge Ramos e do Assunção, antes abrigados em imóveis alugados e que agora foram incorporados a prédios públicos.
Nenhum comentário on "São Bernardo leva rede do Atende Bem para o Riacho Grande"