Da Redação – Alinhado por um trabalho de garantir segurança, bem-estar e respeito à população, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu na noite deste sábado (13), sua primeira força-tarefa para coibir a realização dos chamados pancadões, que perturbam a população com som alto, atrapalham o trânsito e provocam desordem nas vias públicas. Denominada “Noite Tranquila”, a operação teve também o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, Obras, Transporte e Vigilância Sanitária.
O prefeito Orlando Morando liderou as duas primeiras das ações, realizadas na noite de sábado, nos bairros Vila São Pedro e Jardim Calux. Ao todo, nove localidades foram alvo da operação, como o Jardim Silvina, por exemplo. As ações foram elaboradas de maneira estratégica, com o objetivo de impedir a instalação dos bailes e aglomeração de pessoas e veículos. Assim, os efetivos foram às ruas a partir das 22h, momento em que os pancadões estão sendo organizados. Ao todo, a administração despendeu de um efetivo de 40 GCMs, fiscais de posturas, vigilância sanitária e de Obras, além de agentes do trânsito.
A iniciativa resultou na apreensão de três carros por irregularidades no trânsito, além de duas motos e oito autuações de trânsito. Além disso, outros dois veículos foram apreendidos por som alto. Foram realizadas 156 abordagens e vistorias em pessoas suspeitas. Após o restabelecimento da ordem, equipes da GCM permaneceram no local para assegurar que novas aglomerações não se formassem, com êxito nos nove pontos monitorados.
A operação foi motivada pelas recorrentes reclamações de moradores, que não conseguem dormir ou transitar em alguns bairros por conta dos bailes funk organizados por alguns estabelecimentos comerciais. A blitz já era realizada rotineiramente pela Guarda Civil. Porém, a administração potencializou a ação com a integração das secretarias, o que deu novo tom às abordagens e devem se estender a diversos pontos do município.
Além dos resultados efetivos, a Prefeitura comemorou a receptividade da maioria dos moradores quanto à operação. O prefeito dialogou com vários moradores e recebeu o apoio de muitos dos que passavam pelos pontos de abordagem.
Na Vila São Pedro, o efetivo da GCM chegou por volta das 23h. Várias infrações foram constatadas na chegada ao local, como som alto, invasão de calçadas com mesas e cadeiras de bares, perturbação da ordem e bloqueios de vias públicas. Dois comércios foram notificados pelas irregularidades cometidas.
“Chegamos ao bairro no momento em que alguns estabelecimentos começavam a invadir as calçadas, a bloquear ruas, além de estarem com o volume do som acima do que é regulamentado por Lei. Nossa ida foi determinante para desmontar o esquema”, explicou o Morando.
Já no Jardim Calux, o chefe do Executivo são-bernardense e a força-tarefa chegou às 23h55. Uma das vias já estava interditada para a realização de um baile ao ar livre, também com som excessivamente alto, carros bloqueando outras vias e algazarra. Neste ponto, foram apreendidos três jovens portando entorpecentes.
“A população sofre com este grave problema, com baderneiros que bloqueiam ruas e tiram o sossego dos moradores. Aqui foram apreendidas drogas, moto irregular, além de ser desfeita a obstrução da via pública. Não vamos tolerar esse tipo de desrespeito aos cidadãos”, enfatizou o prefeito. A Prefeitura conta com a participação popular por meio de denúncias, que podem ser feitas no número 153, com a Guarda Municipal.
Nenhum comentário on "São Bernardo deflagra Operação Noite Tranquila contra pancadões"