SBC faz 465 anos e mantém tradição do Desfile Cívico-Militar

949 0

Texto: Humberto Domiciano – Fotos: Omar Matsumoto e Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – No dia em que comemorou 465 anos, a cidade de São Bernardo cumpriu as tradições e realizou o Desfile Cívico-Militar na manhã desta segunda-feira (20). Com público estimado de 20 mil pessoas, a festividade celebrou mais um aniversário do município e teve como tema central “São Bernardo, Cidade do Trabalho”. A abertura do evento foi feita pelo prefeito Orlando Morando que destacou o momento vivido pelo município. “Gostaria de agradecer à população e apresentar ações de crescimento sustentável. Estamos conseguindo devolver a autoestima aos 830 mil moradores de São Bernardo”, afirmou.

O chefe do Executivo enumerou as conquistas efetivadas pela atual gestão. “Estamos com um hospital com 50% das obras concluídas e a Mobilidade Urbana também avança com 105 ônibus entregues e obras de corredores e viadutos. Além disso, trocamos 100% da frota da Guarda Civil Municipal (GCM)”, pontuou Morando. O resgate da história da cidade e da importância da data foi marcada desde o começo da cerimônia. Após a execução do hino nacional pela banda da GCM, os grupos musicais do Exército e da Marinha, após terem recebido vistas do prefeito, iniciaram o desfile.

Em um segundo momento, a frota motorizada chamou a atenção das pessoas pela diversificação dos veículos, como caminhões, motos e viaturas.  Neste ponto, veículos históricos como um Fusca restaurado pela Secretaria de Serviços Urbanos e uma tradicional jardineira da Auto Viação ABC foram fotografados pelo público presente. Ao longo da cerimônia, o prefeito, secretários e vereadores distribuíram 125 medalhas à autoridades, diretores, alunos e representantes de escolas que participaram do desfile.

PARTICIPAÇÃO – Dez escolas municipais estiveram presentes na festividades, sendo elas as seguintes EMEBs: Luiza Maria de Farias, Dr. Vicente Zammite Mammana, Mário de Andrade, Celso Augusto Daniel, Profº Ramiro Gonçalez Fernandes, Profº Ítalo Damiani, Profª Janete Mally Betti Simões, Profº Claudemir Gomes do Vale, José Cataldi e Prefeito Aldino Pinotti. Outras 15 escolas estaduais também fizeram apresentações musicais.

As fanfarras foram outra atração, sendo que três escolas municipais (Luiza Maria de Farias, Celso Augusto Daniel e Claudemir Gomes do Vale) levaram conjuntos de percussão e outros instrumentos musicais, assim como outras três escolas estaduais (Ayrton Senna da Silva, Senador Robert Kennedy e João Ramalho). A programação contemplou ainda uma banda do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e outra da escola particular El Shaday.

Pela primeira vez a Secretaria de Esporte e Lazer foi ao evento com um grupo de cheerleaders portadoras de necessidades especiais. Com muita animação e simpatia, elas conquistaram o público. Outro exemplo de inclusão foi dado pela escola Professor Claudemir Gomes do Vale, que levou um aluno cadeirante ao desfile.

CIDADE – Diversas escolas apresentaram fantasias e caracterizações relacionadas do tema do trabalho. A EMEB José Cataldi simbolizou setores da economia e a Ítalo Damiani fez homenagens à símbolos da cidade como a indústria automobilística e o Pavilhão Vera Cruz.

POPULAÇÃO – A auxiliar de produção, Sandra Aparecida Antonia, aproveitou o feriado municipal para levar a sobrinha Júlia, de cinco anos, ao desfile e gostou do que viu. “Achei ótimo o evento. Foi uma oportunidade de vermos coisas diferentes, como carros, motos e viaturas da Polícia e do Exército. Foi a primeira vez que trouxe minha sobrinha e voltarei outras vezes”, elogiou.

Para o motorista, Damásio Martins, a celebração foi uma oportunidade para encontrar velhos amigos. “Encontrei aqui no desfile companheiros que faziam parte da banda marcial do Cacique Tibiriçá. Há 50 anos a gente fazia a abertura do desfile de aniversário da cidade e também no 7 de setembro. A edição deste ano foi excelente, gostei muito”, completou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC faz 465 anos e mantém tradição do Desfile Cívico-Militar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *