Da Redação – Na manhã deste domingo (21), o prefeito Paulo Serra esteve na feira livre da Vila Luzita, na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, para acompanhar de perto o primeiro teste do banheiro público especial, dentro do Programa ‘Santo André Eu amo, eu cuido’, que retoma os cuidados com a zeladoria urbana no município.
O trailer sanitário possui acessos independentes para homens e mulheres com duas cabines cada, ar condicionado em ambas, espelho, pia, secador de mãos, enxaguante bucal e fio dental, além de possuir descarga econômica que utiliza apenas um litro de água para cada ativação. A unidade móvel foi estacionada pela primeira vez no ABC em parceria com a empresa Peebox, sem custo para o Executivo.
“Nós tínhamos esse compromisso de reestruturação com os trabalhadores e com a população que utiliza a feira. Então iniciamos aqui na Vila Luzita esse piloto. Faremos nesse semestre uma reunião com os representantes da empresa para montar uma agenda de testes em outros locais onde acontecem as feiras, até o final do ano. A gente tem que comprovar a efetividade desse projeto, é um banheiro muito bem feito, mas temos que verificar se realmente a população vai utilizar e vai aprovar. Depois de testar neste ano, em 2018 a ideia é implantar de forma oficial o equipamento na cidade”, explicou Serra, que aproveitou para percorrer toda a feira junto ao vice-prefeito, Luiz Zacarias.
O diretor da Peebox, Charles Farias, explica que este modelo de sanitário especial possui capacidade de 650 usos. “Após atingir o limite, os funcionários da empresa retiram os dejetos com um equipamento próprio para isto e então, podem disponibilizar novamente a unidade móvel para o uso. Em média, a unidade é utilizada 350 vezes por feira”, afirma.
Farias conta que o conceito do banheiro foi pensado após uma viagem para a Califórnia, nos Estados Unidos. “A ideia chegou no Brasil em março, quando foi implantada em São Paulo, agora estamos iniciando os teste aqui em Santo André”.
Ana Lucia dos Santos era acostumada a aguentar do início da feira, de manhã, até às 15h, sem ir ao banheiro. Trabalhando há 32 anos no local, a feirante da barraca de bananas aprovou o teste. “Parabenizo a prefeitura, é tudo muito limpo e cheiroso”, elogia.
Robson Nascimento, de 19 anos, também gostou da proposta do banheiro. Trabalhador da barraca de pastel, quando precisa utilizar o sanitário tinha que contar com a boa vontade dos moradores das proximidades. “A gente pede para utilizar o banheiro da casa das pessoas ou dos bares. Às vezes deixam, às vezes não. Mas esse aqui [trailer sanitário] está maravilhoso, muito bom mesmo”.
Nenhum comentário on "Santo André testa banheiro público com ar condicionado e itens para higiene bucal"