Da Redação – A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Santo André, iniciou nesta sexta-feira (2) a Operação Citadel, que atuou durante todo o final de semana na região do bairro Centreville. O lançamento aconteceu no Paço Municipal, com a presença do prefeito Paulo Serra e demais membros da administração e órgãos parceiros da ação.
Discutida no âmbito do Comitê Integrado de Segurança (CIS), grupo criado pela Prefeitura para debater estratégias conjuntas de combate à criminalidade, a Operação Citadel conta com 48 viaturas e 200 integrantes da Polícia Militar; 21 viaturas e 52 integrantes da Guarda Civil Municipal; 17 viaturas e 120 integrantes da Polícia Civil, além de 3 viaturas e 10 integrantes da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).
A atividade consiste em uma série de ações preventivas envolvendo o 41º Batalhão da PM de Santo André, por meio de sua Força Tática e demais programas de policiamento e apoio de unidades especializadas, como ROCAM, Cavalaria, Policiamento de Choque, Policiamento de Trânsito, Policiamento Ambiental, Canil e Grupamento Aéreo. Entre os órgãos municipais e federais que atuam na operação, estão, Guarda Civil Municipal de Santo André, Departamento de Engenharia de Tráfego, Secretaria da Saúde, Departamento de Controle Urbano, Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e Delegacia Regional Tributária.
“É uma alegria ver que as operações a partir do nosso Comitê Integrado de Segurança estão diariamente saindo do papel, com um grande ineditismo que é essa união de forças, esse é o principal ingrediente. A Prefeitura tem uma grande capacidade de fiscalização, mas somada à Policia Militar, a operação ganha outra dimensão. Essa é a grande inovação do trabalho que está sendo feito na segurança da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
O objetivo da operação é reduzir os indicadores criminais, especialmente em roubos em geral, tráfico de drogas, entre outros, e propiciar à sociedade uma percepção real de segurança pública. Serão diversas ações com enfoque criminal e também administrativo, desenvolvidas a partir de bloqueios policiais e outras modalidades de fiscalização adotadas pelos órgãos envolvidos, dentro de cada respectiva competência legal.
“É a união, a parceria, é mostrar pra todo mundo que cada um tem uma cor de farda. Alguns não tem farda, cada um tem o seu distintivo, a sua origem, mas uma coisa nos une, uma coisa nos faz ter o mesmo sentimento e o mesmo objetivo: o bem-estar, a paz, o sossego, a qualidade de vida da população de Santo André”, afirma o Secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano. A fiscalização se dará em veículos, estabelecimentos comerciais, entre outros.
A população poderá colaborar para o sucesso da operação transmitindo informações a respeito de irregularidades e crimes. Basta ligar para os telefones: 190 (em caso de emergência); Disque PM: 0800-0555- 190 ou Disque-Denúncia: 181.
Precisamos divulgar mais estas atitudes e parcerias ,eu sei porque acompanho vc mas a maioria nem ouviu falar , Parabéns o quê eu puder divulgar para já que estamos vivendo um Caos na questão Violência aqui no PNO e Régiao .