Texto: Caroline Terzi Fotos: Ricardo Trida/PSA
Da Redação – A Prefeitura de Santo André, por meio da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, realizou nesta sexta-feira (14) o 2º Fórum de Prevenção do Suicídio. O evento, realizado no Teatro Municipal, integra a programação elaborada em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) – entre as ações neste mês, estão atividades que debatem políticas a respeito do tema e que evidenciam a importância de cuidar da saúde emocional e não banalizar transtornos mentais.
Nos últimos 10 anos, o município registrou 231 casos de suicídio, sendo que destes 169 vítimas eram do gênero masculino. Entre 2016 e 2017, houve um aumento de 28% nos casos, registrando por ano, 28 e 36 mortes, respectivamente. Já em 2018, na cidade, de acordo os últimos registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o número de suicídios caiu para 4, o que representa queda de 89% , em comparação ao ano anterior.
Para o prefeito Paulo Serra, a campanha do Setembro Amarelo traz um assunto relevante que precisa do envolvimento de toda a cidade. “Quanto mais falarmos abertamente sobre a prevenção do suicídio, menos as pessoas irão se sentir sozinhas nesta luta. Estes números apresentados são o resultado das ações desenvolvidas pelo nosso governo, buscando sempre o bem-estar de nossa população.”
“É de extrema importância a reflexão sobre esta temática. Temos em Santo André locais públicos e particulares com a cor amarela para reforçar as ações que estamos realizando neste mês a partir da data instituída pela Organização Mundial da Saúde, no dia 10 de setembro, como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, destacou o vice-prefeito e superintendente da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Luiz Zacarias.
Na ocasião, algumas palestras marcaram o Fórum com os temas: a importância da articulação entre Atenção Primária e Atenção Especializada no atendimento à crise na saúde mental; Prevenção suicídio na infância e adolescência; Falando sobre suicídio; e Promoção da Saúde Emocional.
O psiquiatra Drauzio Viegas Junior, que também é encarregado técnico do CAPS III Praça Chile, falou sobre a temática que vem ocorrendo no mundo todo. “O Setembro Amarelo veio com a proposta de um mês inteiro com diversas atividades para a que as pessoas conversem a respeito do suicídio. Cabe destacar que 90% dos casos podem ser evitados, e a melhor maneira é ouvir abertamente, sem julgamentos para entender o que levou a pessoa a pensar em cometer o ato. Dados apontam ainda que cidades que contam com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) têm 13% a menos registros de suicídio.”
“Falar é a melhor solução. O apoio de profissionais e pessoas próximas diminui consideravelmente a propensão ao ato do suicídio”, pontuou o coordenador do Posto CVV Santo André, Milton Minoru Kagohara. Na ocasião informou também que o Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, pelo número 188.
Serviço: Confira a programação sobre a temática neste mês de setembro:
18/09 – 9h – Salão Roberto Burle Marx – Praça IV Centenário, nº 01 – 9º andar – Centro
Roda de Conversa sobre saúde mental e trabalho
Facilitadores: Rodrigo Romão Químico. Gestor do CEREST – Centro de Referência da Saúde do Servidor de Santo André. Químico, mestre em ciências pela Fmusp, doutorando em Saúde Pública pela FSP da Usp. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde pela Unifesp. Atual Gestor do Cerest. e Eliana Conceição Zanata – Psicóloga – Coordenadora do Caps III Vila Vitoria Santo André.
22/09 – 14h – sábado – Escola Livre de Cinema e Vídeo
Avenida Utinga, 136 – Parque Antônio Pezzolo – Chácara Pignatari – Bairro Vila Metalúrgica
CVV Comunidade – Cine Ser – Exibição de filme e roda de conversa
Facilitadores: Ines Piffer e Mauricio Rinaldi – voluntários do CVV
28/09 – 14h – Quadra de Escola de Samba Tradição de Ouro
Praça João Rosa, 80 – Vila São Pedro, Santo André – SP
Palestra: Saúde mental e prevenção ao suicídio – A rede de atenção psicossocial vai à comunidade
Facilitadores: Dr. Drauzio Viegas Junior – Psiquiatra, Eraldo Ferreira – assistente social e Roseli Montanaro – Psicóloga
29/09 – 10h – sábado – Concha acústica da Praça do Carmo
Encerramento da Campanha Setembro Amarelo com ação de conscientização de Prevenção do Suicídio. Realização: GT de Prevenção do Suicídio.
- programação sujeita a alteração
Nenhum comentário on "Santo André realiza Fórum de Prevenção do Suicídio"