Texto: Daniele Vieira – Fotos: Julio Bastos/PSA
Da Redação – A Secretaria de Saúde de Santo André promoveu neste sábado (20) uma caminhada em prol do Janeiro Branco, mês em que são intensificadas as atividades referentes à prevenção da saúde mental. Após a concentração no Paço Municipal, às 8h30, cerca de 50 pessoas com banners e faixas sobre o tema se aqueceram com exercícios físicos, dinâmicas e seguiram pela rua Elisa Fláquer, passaram pelo Calçadão da Oliveira Lima, encerrando o percurso na Concha Acústica, na Praça do Carmo. Após a caminhada, os participantes tiveram aula de zumba e performance artística.
“O Janeiro Branco tem o papel de despertar nas pessoas a consciência de que é importante você cuidar da sua saúde mental, e a caminhada está dentro desse objetivo, chamar a atenção e convidar as pessoas para essa reflexão. Nessa caminhada vamos mostrar que é importante cuidar da mente e do corpo, ou seja, a questão da integralidade do ser humano é fundamental”, afirmou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.
Quem estava pelo centro de Santo André neste sábado, além de acompanhar a caminhada, também encontrou diversas ações de conscientização, como a distribuição de panfletos informativos, laços brancos, bexigas, abraços gratuitos e orientação de psicólogos voluntários. A campanha passou a fazer parte do calendário oficial da cidade em 2017, após aprovação na Câmara Municipal, e conta com ações voltadas para todos os públicos.
No Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, os profissionais de saúde da rede poderão assistir uma palestra no dia 24 de janeiro (quarta-feira), sobre a Síndrome de Burnout, provocada pela sobrecarga no trabalho.
Para o público externo, haverá palestra no dia 31 de janeiro (quarta-feira), às 18h30, sobre os cuidados com a saúde mental. O evento acontecerá no auditório Heleny Guariba, anexo ao Teatro Municipal, no Paço. Para participar é preciso fazer inscrição por meio do site http://www.santoandre.sp.gov.br/humanizacao/inscricao.aspx.
Nenhum comentário on "Santo André realiza caminhada em prol do Janeiro Branco"