Texto: Guilherme Menezes – Foto: Ricardo Trida (PMSA)
Da Redação – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, sempre focada em trazer mais saúde, educação e lazer, iniciou nesta gestão uma parceria de sucesso para os jovens. Nesta sexta-feira (1º/12), o prefeito Paulo Serra, junto aos representantes do Instituto Brasil, da Higher Bridge e da iniciativa privada, através da Coop e EMS com o uso das leis de incentivo, realizaram cerimônia do lançamento oficial do projeto Meninos de Ouro no Salão de Eventos Roberto Burle Marx.
A administração fornece campos municipais e estrutura para desenvolver um projeto inovador e pioneiro no país: o futebol bilíngue. A ação visa aumentar as habilidades de jovens de 7 a 17 anos de Santo André, dentro e fora de campo. No futebol, cada garoto é instruído tecnicamente para melhorar sua performance, sempre orientados pelos técnicos e professores através da língua inglesa, assim aprendendo também um novo idioma. Cerca de 170 meninos já estão inseridos no projeto.
“Agradeço a todos os parceiros que tiraram este projeto do papel. A EMS, reconhecida mundialmente no setor farmacêutico, a Coop, modelo de cooperativa de consumo, o Instituto Brasil e a Higher Bridge que colocaram o projeto em ação. Todos nos enchem de orgulho e representam a retomada da credibilidade do poder público. Este tipo de parceria é a melhor forma de melhorar a vida da pessoas. Este projeto é inovador, traz a educação em sua essência reunindo um idioma somado a prática esportiva. Vamos trabalhar para reconquistar o orgulho esportivo para a cidade”, comentou o prefeito.
Logo que apresentou a ideia para a cidade, a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva se movimentou para buscar parceiros para custear o projeto, além de fornecer os campos e outros detalhes estruturais como acompanhamento médico. As atividades são desenvolvidas em três campos: Vasco da Gama (segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h), Ouro Verde (terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30 e das 14h30 às 16h) e ainda o alto rendimento no campo do Nacional, às sextas-feiras, das 14h às 15h30. A inscrição para os futuros craques é gratuita e feita diretamente nos campos. O uniforme e material também são cedidos sem custos.
“Trabalhamos há alguns anos com este método bilíngüe sempre querendo inovar através do futebol. Pensamos em deixar um legado além da modalidade e sabemos que falar mais de uma língua hoje é primordial. É um legado que não ficará para trás, porque é conhecimento. Os atletas vivenciam o dia a dia de qualquer cidadão, passando por entrevistas de emprego, idas a hotéis, restaurantes, negociando contratos, e por isso outro idioma é importante. Resolvemos unir o útil ao agradável e desenvolver este projeto”, contou Eleazar Santiago, diretor geral da Higher Bridge, que realiza o programa. Além do esporte, os meninos recebem uma apostila em inglês que serve de base para as atividades em campo. Vale lembrar ainda que o jovem recebe atendimento semestral de oftalmologista, dentista e clínico geral, sempre fornecido pela Prefeitura.
A Prefeitura de Santo André projeta aumentar o alcance para o próximo ano e colocar o programa em mais campos da cidade. “Esta parceria é gigante e está abrindo portas para outras empresas entrarem em contato para realizar outros projetos. Estamos sendo pioneiros, trazendo inovação. Somos um celeiro de talentos e quem sabe estes meninos não joguem um dia no Santo André. O mais importante são os homens formados aqui neste projeto”, disse Marcelo Chehade, secretário de Esporte e Prática Esportiva. A Higher Bridge utiliza o mesmo programa em clubes como São Paulo e escolares particulares. Para mais informações, acesse: http://higherbridge.com.br/.
Nenhum comentário on "Santo André lança projeto social de futebol bilíngue"