Da Redação – Aproveitando a campanha contra a gripe, que intensifica a circulação nas unidades de saúde do município, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, inicia no próximo sábado (13), a XV Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal.
O projeto permitirá que a população seja examinada até o dia 19 de maio nos equipamentos que possuem equipes de odontologia. Além disso, no primeiro dia da ação, haverá também tendas montadas na rua Coronel Oliveira Lima e no Largo da Vila Luzita, das 8h às 17h. Em 2016, foram realizados 4.629 exames bucais e encaminhados ao CEO (Centros de Especialidades Odontológicas) para segunda avaliação 248 pacientes. A meta desse ano é atender pelo menos 6 mil pessoas.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil ocupa o 4º lugar em incidência da doença no mundo e apresentará em 2017, 15.490 casos novos. Cerca de 80% dos pacientes chegam aos serviços em estágio avançado da doença, implicando em cirurgias complexas e mutilações que provocam deformidade, impedindo o paciente de levar uma vida normal, e não raro, poucas possibilidades de sobrevivência. Por esse motivo, o diagnóstico precoce é a única condição capaz de permitir a redução da taxa de mortalidade, bem como procedimentos menos dolorosos para o paciente.
Para atuar na campanha, os odontólogos da rede foram capacitados meses antes do projeto, para reforçar o conhecimento. Durante o curso, o dentista Anibal Albertini, funcionário da Unidade de Saúde da Família do Recreio da Borda do Campo, compartilhou um relato que reforça a importância de tratar devidamente a doença no seu estágio inicial.
“Atendi um paciente que há seis meses tratava uma infecção de garganta, que na verdade era outra coisa. Assim que ele passou comigo, entrei em contato com o dentista responsável pela biópsia. Após diagnóstico o paciente foi operado dentro de três meses, com uma boa margem de segurança, e sem precisar fazer quimoterapia ou radioterapia posteriormente”, comentou.
Por meio da campanha, a população poderá ser orientada para evitar os hábitos que podem levar ao câncer bucal, como o consumo excessivo de álcool, cigarro e outras drogas inalatórias e a prática de sexo oral sem proteção. Além disso, os interessados serão examinados e caso seja detectada alguma lesão, haverá o encaminhamento para os CEOs instalados no município.
Para saber se a unidade mais próxima de sua residência estará contemplada pela ação e o horário de atendimento, o munícipe poderá se informar por telefone ou pessoalmente, ou pelo site.
Nenhum comentário on "Santo André inicia no sábado a campanha contra o câncer bucal"