Vinte entidades assistenciais da cidade receberam roupas e cobertores na semana da maior onda de frio deste ano
Texto: Anderson Afonso – Foto: Angelo Baima e Helber Aggio
Santo André – A Prefeitura de Santo André iniciou nesta quarta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2022. A ação do Fundo Social de Solidariedade já começou com a entrega de 50 mil itens, entre roupas e cobertores, para 20 entidades assistenciais do município.
Os representantes das associações receberam as doações feitas por moradores em estabelecimentos comerciais e nas Lojas Solidárias em sistema drive-thru, na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), onde fica a sede do Fundo Social.
As peças doadas são triadas permanentemente e distribuídas diretamente em comunidades carentes, além de beneficiar 117 entidades assistenciais que atuam em toda a cidade cuidando de famílias vulneráveis, atendendo cerca de 50 mil pessoas por mês.
O início formal da campanha do agasalho coincide com a maior onda de frio do ano no Estado de São Paulo. Na madrugada desta quarta-feira (18) os termômetros registraram temperaturas abaixo de 10°C e, segundo a Defesa Civil, o fato deve se repetir nos próximos dias.
“A campanha Santo André Solidária se apresenta mais uma vez para os cuidados a quem mais precisa. Tenho certeza que a união da nossa gente vai minimizar os efeitos do frio e vamos passar por esse período com muito calor humano. Por isso, convido a população a fazer suas doações. Nossos corações se aquecem com as ações de cada cidadão, de andreense para andreense, somadas ao reforço de nossas equipes de acolhimento”, destaca o prefeito Paulo Serra.
Para doar, basta se dirigir a uma das Lojas Solidárias, localizadas nos shoppings ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho Santo André. No ano passado, a campanha resultou na arrecadação de mais de 210 mil peças, um recorde histórico na cidade. A campanha conta ainda com a parceria de mais de 200 pontos de coleta, entre estabelecimentos comerciais, clubes, condomínios e escolas.
Nas comunidades os itens são entregues para os líderes das associações de moradores e posteriormente distribuídos às famílias de forma segura, sem provocar aglomerações. Também são contemplados com doações os Centros de Referência de Assistência Social e o Centro de Detenção Provisória.
A Campanha do Agasalho faz parte do programa ‘Santo André Solidária’, iniciativa permanente para ajudar quem mais precisa.
Operação Inverno – A Prefeitura de Santo André também lançou oficialmente nesta quarta-feira a Operação Inverno. Nos períodos de baixa temperatura, onde há o agravamento de riscos pessoais específicos, os serviços de assistência social do município reforçam as orientações aos moradores, explicando os riscos aos quais a pessoa estará se expondo ao permanecer no local. Mesmo assim, caso haja recusa, o usuário é solicitado a assinar um termo de ciência, e são entregues cobertores e alimentação.
Caso a pessoa não aceite ser encaminhada para serviço de acolhimento, as equipes oferecem atendimento no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População de Rua), onde haverá oferta de banho, troca de roupas, alimentação e atendimento da equipe especializada.
A população pode colaborar comunicando a Prefeitura caso identifique alguma pessoa em situação de rua. É necessário informar o endereço de localização, e se possível um ponto de referência para facilitar a busca pelo usuário.
Os serviços de abordagem podem ser acionados na Defesa Civil (telefone 199), nos telefones 4432-2182 ou 4427-6207, ou via WhatsApp, pelo número (11) 93342-4178.
Serviços oferecidos – A Prefeitura de Santo André executa diversos serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua.
O Centro POP opera de forma a garantir atendimento integral à população ofertando acesso à alimentação, lavagem de roupas, banho e higiene pessoal, bem como a realização de acompanhamento técnico por equipe multidisciplinar, visando a construção do processo de saída das ruas.
Já o Serviço Especializado de Abordagem Social realiza busca ativa de pessoas em situação de rua no município de Santo André, 24 horas por dia, todos os dias na semana. Ao identificar pessoas em situação de rua, é realizado um trabalho de vinculação, sensibilização e oferta para acesso ao serviço do Centro POP ou outros encaminhamentos que se fizerem necessários de imediato, até mesmo encaminhamento a serviços emergenciais de saúde, por exemplo.
São ofertados ainda três serviços de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, em formato ininterrupto e serviço de acolhimento em regime de pernoite (albergue noturno).
Santo André conta ainda com a Casa de Acolhimento Andreense, local destinado à recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade, com capacidade para 44 usuários. A Casa é ocupada por moradores acolhidos no Abrigo Emergencial, aberto durante a pandemia no Estádio Bruno José Daniel. O espaço conta com camas para dormir, em quartos divididos entre feminino, masculino e trans, canil para quem possui animais, sala com TV e poltronas reclináveis, e pátio para que os carrinheiros possam guardar seus pertences.
Os atendimentos para pessoas em situação de rua operam de forma a garantir o atendimento integral à população. Desta forma, não é da natureza dos serviços retirar as pessoas sem seu consentimento, e sim atuar no convencimento e sensibilização, segundo pressupostos dos direitos humanos, nunca resultando em acolhimento compulsório, privação do direito de ir e vir ou da propriedade privada dos usuários.
Nenhum comentário on "Santo André inicia Campanha do Agasalho com entrega de 50 mil peças doadas"