Texto: Bianca Fontes – Foto: Ricardo Trida/PMSA
Da Redação – Ao subir a rua Caminho dos Vianas, aos poucos Márcia Aparecida Carvalho Ramos consegue ver o sonho de anos finalmente concretizado. Ela passou 38 dos 41 anos de vida morando e lutando por melhorias no Jardim Irene. Na véspera dos 465 anos de Santo André, a dona de casa pode conhecer o mais novo equipamento educacional que poderá atender seus filhos e os de seus vizinhos, o CESA (Centro Educacional de Santo André) Jardim Irene, inaugurado neste sábado (7).
“Eu levava minhas crianças para estudar lá no CESA Cata Preta debaixo de chuva, no barro. Foi muita luta para chegar onde estamos hoje. A obra aqui começou e várias vezes foi abandonada. Isso aqui foi uma conquista nossa, de cada morador que batalhou por isso”, contou Ramos, que é mãe de três jovens e uma criança.
O prefeito Paulo Serra, que participou da cerimônia de inauguração, relembrou o histórico da obra que ficou parada dois anos antes de sua retomada, em 2017. “Na véspera dos 465 anos da nossa cidade estar aqui é uma honra, presente melhor não tem. Essa obra não é nossa, é da população. Esse sonho começou lá atrás com o ex-prefeito Celso Daniel e, infelizmente, foi paralisada por diversas vezes nas últimas gestões. Por isso, nós voltamos a colocar nossa cidade no caminho certo. Nós estamos entregando hoje um espaço que não deixa nada a desejar para uma escola particular e já estamos fazendo mais obras aqui, como um piscinão, que terá um parque integrado e também uma unidade de saúde da família”.
O equipamento de 5.948,77m² possui três blocos (administrativo, serviço e pedagógico) e mais uma área de vivência com quadra com 734m² e salas de recreação. A continuidade das intervenções, até sua finalização, contou com investimento de R$ 4 milhões.
A retomada das obras só foi possível graças à nova classificação financeira da Prefeitura, atribuída pela Caixa Econômica Federal, que em sete meses da nova gestão passou da nota E para a C. Anteriormente, com uma classificação mais baixa, todos os projetos deveriam necessariamente passar pelo governo federal para que este fosse avalista e fiador de todos os projetos e obras. Após a atual administração adotar diversas medidas de gestão no sentido de equilibrar as finanças municipais, a cidade passou a contar com maior capacidade de pagamento, o que eliminou a necessidade de o governo federal ser o fiador das obras. As tratativas passaram a ser feitas diretamente com a Caixa.
O CESA Jardim Irene funcionará de segunda a sexta das 9h às 18h e nos finais de semana das 8h às 17h. Camilly Vitória, de 5 anos e Carlos Eduardo, de 8 anos, já começaram a aproveitar o espaço. Netos da costureira Silerne Concas, de 50 anos, as crianças já fizeram pintura no rosto, desenhos, pularam na cama elástica e se divertiram, logo que o CESA foi inaugurado. “Esse prédio está tudo de bom. Eu imaginava que seria entregue algo pequeno, não um espaço grandioso como esse”, avaliou Concas, que prometeu levar as crianças para as atividades de lazer todo final de semana.
Junto à recreação, ocorrerão aulas de nove modalidades esportivas: Capoeira, Futsal, Basquetebol, Taekwondo, Boxe Recreativo, Atletismo, Ioga, Lian Gong e Ginástica para adultos. Para fazer parte dessas turmas é necessário inscrição prévia, que iniciará o processo de cadastramento na próxima terça-feira (10), a partir das 10h, mediante apresentação de comprovante de residência, documento de identidade e se possível, foto 3X4.
Emeif – Além das atividades culturais e esportivas, funcionará a partir do próximo semestre deste ano uma unidade escolar de ensino infantil e fundamenta dentro do complexo. A escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeif) terá 08 salas de Educação Infantil (4 e 5 anos), em dois períodos e 10 salas do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano (6 a 10 anos), também em dois períodos. Além das salas de aula, a unidade escolar contará com brinquedoteca, laboratório de informática, anfiteatro, biblioteca e sala multiuso.
A previsão de atendimento para este local é de aproximadamente 1.000 alunos. Para o próximo semestre serão atendidas crianças 4 e 5 anos, e de acordo com a procura e fechamento de turmas, haverá Educação de Jovens e Adultos para o Fundamental I e II, períodos manhã e noite, com início previsto para agosto de 2018. As inscrições para essas turmas terão início também na próxima terça-feira (10), das 9h às 18h. Já para as demais faixas etárias e transferências, o processo de cadastro será feito a partir do segundo semestre por questões burocráticas referentes ao início do ano letivo definidas pelo Ministério De Educação.
Com a inauguração do CESA Jardim Irene, a cidade de Santo André passa a contar com 12 Centros Educacionais que estão localizados em vários bairros da cidade.
Nenhum comentário on "Santo André inaugura CESA Jd Irene com atividades de lazer e participação da comunidade"