Da Redação – Entre as cidades com mais de 250 mil habitantes na Região Metropolitana de São Paulo, Santo André foi a mais bem avaliada, ficando em 1º lugar, no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbano (Islu). Divulgado no último dia 31/8, o índice busca suprir a falta de informações sobre a limpeza urbana das cidades brasileiras, além de mapear os desafios para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Ele foi criado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e a PwC, network de firmas independentes que prestam serviços de assessoria tributária, empresarial e de auditoria. O levantamento é nacional e categoriza as cidades de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) de 2015. Considerando todo o País, Santo André ficou classificada em 12º lugar, sendo ainda a 4ª melhor de todo o Estado de São Paulo, à frente inclusive da própria capital paulista, além de 1ª colocada entre as cidades do ABC.
O estudo contemplou a análise de mais de 3.000 municípios e levou em consideração quatro aspectos: Engajamento do Município (população atendida x população total); Sustentabilidade Financeira (arrecadação específica, despesas com a limpeza urbana x despesas totais); Recuperação dos Resíduos Coletados (material reciclável recuperado x total coletado); e Impacto Ambiental (quantidade destinada incorretamente x população atendida). As notas foram fixadas entre 0 e 1 – quanto mais próximo de 1, mais próxima está a limpeza urbana do município das recomendações da PNRS.
Santo André alcançou a pontuação de 0,711. Maringá, que foi a cidade com mais bem avaliada do País, recebeu nota 0,744. Nas notas por cada aspecto, Santo André recebeu o índice máximo 1 quando avaliada em Impacto Ambiental; 0,891 para Sustentabilidade Financeira; e 0,869 em Engajamento.
Para o aspecto Recuperação de Resíduos Coletados, porém, a nota foi de 0,007, o que reflete a reaproveitamento de apenas 8% dos recicláveis gerados na cidade em 2015. Este ano, o índice está em 12% e o Semasa já tem em curso várias ações para aumentar este aproveitamento.
“Este reconhecimento através do Islu é uma satisfação para nós, que temos o compromisso de, cada vez mais, aprimorar os serviços. E, entre o que precisamos melhorar, está o reaproveitamento dos materiais recicláveis. Temos projetos neste sentido, como incentivos à população para participar da coleta seletiva, a ampliação do número de estações de coleta, a formalização de parceria com mais cooperativas de reciclagem e a intensificação da fiscalização de empresas de caçamba, entre outros”, explica o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental e Santo André), Ajan Marques de Oliveira. A meta de Santo André é ultrapassar os 30% de reaproveitamento do material reciclável até o final de 2020.
Nenhum comentário on "Santo André é a melhor em limpeza urbana na região metropolitana"