Da Redação – Após uma espera de 28 anos, a Guarda Civil Municipal de Santo André ganhará um novo estatuto para reger as suas atividades. Nesta terça-feira (28), o prefeito Paulo Serra, junto do secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano, esteve presente na Câmara Municipal para apresentar o estatuto que busca melhorar o cotidiano de ações da classe.
O projeto de lei n° 54 visa reorganizar cargos e classes, direcionar o código de conduta e disciplina, entre outros itens. A Prefeitura de Santo André assim modernizará a legislação que diz respeito à categoria, garantindo um Estatuto e Plano de Carreira próprio. Um dos principais pontos é a melhora significativa para todos os GCMs, das mais diferentes categorias, no valor salarial de cada profissional.
“Hoje é um dia mais que especial por esta conquista para a Guarda Civil Municipal de Santo André. Após 28 anos de espera, estamos cumprindo logo no primeiro ano de gestão a entrega deste novo estatuto para valorizar a instituição. Estes profissionais garantem a segurança nas ruas da cidade fazendo com que a sensação e os índices de segurança melhorem. Assumimos este compromisso ainda em campanha e entrego para os vereadores o projeto para ser votado”, enfatizou o prefeito Paulo Serra. Os parlamentares prometem aprovar até a próxima terça-feira (5) a peça.
O secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano, classificou três pontos mais importantes do novo estatuto: o estabelecimento de um plano de carreira com perspectiva de promoções, um novo regulamento disciplinar e sobretudo a reclassificação salarial. “Esta questão financeira é importante. O GCM desde a base até o comandante terá um ganho, além do plano de carreira, de buscar um posicionamento melhor. Esta é uma nova realidade sendo uma semente para uma polícia municipal do futuro. As cidades cada vez mais adotam este curso e Santo André está saindo na frente”, definiu.
O prefeito ainda lembrou o esforço para que o concurso para chamamento de mais guardas fosse homologado e garantiu que em breve novos nomes serão incorporados. “O concurso está válido e logo vamos destravar a questão dos exames médicos. Até o início do próximo ano a Guarda Municipal será fortalecida. Trabalhamos arduamente durante seis meses para adequar este novo estatuto de acordo com a situação financeira da cidade. Vamos dar um salto de qualidade e quantidade para a segurança de Santo André. Esta classe merece um estatuto próprio e melhor estrutura, já que arriscam diariamente a vida nesta função”, finalizou.
Índices – Justificando a importância e o merecimento do novo estatuto para a Guarda Municipal, foram divulgados na última segunda-feira (27)) os índices criminais, contabilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os dados mostram os efeitos positivos do combate a furtos e roubos na cidade, fruto de trabalho do Comitê Integrado de Segurança. Os números de Santo André estão melhores que a média em relação ao ABC.
“Este resultado mostra a qualidade da nossa GCM e que estamos no caminho certo com as diferentes ações realizadas. Vamos dialogar com as seguradoras de veículos para que baixem os valores, já que a cobrança é feita em cima dos índices de criminalidade”, comentou Paulo Serra.
A Prefeitura comprará novas viaturas para a GCM, com o valor arrecadado no leilão de 148 carros oficiais. Serra destacou números como a Operação Delegada que realizou 110 ações, com o registro de 959 ocorrências, em 53 áreas; a Operação Sono Tranquilo, com 78 operações fixas e 34 itinerantes, resultando em 178 veículos com som alto autuados; a participação do Comitê Integrado de Segurança com a PM e o Detecta, que, com 19 câmeras espalhadas pela cidade, flagrou oito veículos furtados e realizou seis interceptações.
Nenhum comentário on "Santo André apresenta novo estatuto da Guarda Civil Municipal"