Além do espaço adequado, serviço recebeu equipamentos modernos de comunicação que garantem agilidade nas informações entre ambulâncias e serviços de saúde
Texto: Renata Nascimento – Fotos: Dino Santos (PMD)
Da Redação – Prestes a completar 18 anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Diadema foi contemplado com a reforma na sede própria e modernização do sistema de comunicação. A entrega oficial do prédio reformado, localizado no anexo do Quarteirão da Saúde, foi realizada nesta manhã (15/06), em visita do prefeito José de Filippi Junior, da secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto,e de outras autoridades ao serviço.
A sede do SAMU ganhou modificações que permitem melhor fluxo de trabalho como a reorganização da sala de Regulação (setor em que são avaliadas as demandas e direcionadas cada tipo de ambulância) que passa a funcionar em um único ambiente. Melhorias como instalação de ar condicionado, persianas para controle de insolação, nova identidade visual e pintura interna e externa e novo mobiliário proporcionam mais conforto e segurança para os profissionais.
A substituição dos equipamentos por itens mais modernos como novo PABX, com gravação e identificação adequada dos chamados, tablets integrados com o sistema de gestão (informação em tempo real) e localização das ambulâncias por GPS, além de comunicação com a equipe da ambulância por aplicativo em smartphone otimizam o tempo de atendimento e melhoram a assistência prestada à população.
“A Saúde em Diadema é nossa prioridade. Ainda temos desafios, mas ações como o programa UBS Nota 10 (voltado para as Unidades Básicas de Saúde) e a revitalização e o fortalecimento do SAMU têm feito a saúde avançar na nossa cidade e faremos muito mais”, afirmou o prefeito, José de Filippi Junior.
“Podemos apontar como ponto central a modernização dos instrumentos de comunicação com a implementação de novas ferramentas tecnológicas que trazem mais qualidade e agilidade ao serviço ofertado. Outro destaque é a revitalização da estrutura predial que possibilita um ambiente de trabalho mais humanizado para os trabalhadores e que vai refletir diretamente na prestação de atendimento melhor à população”, afirmou a secretária de saúde, Dra Rejane Calixto.
Foram investidos aproximadamente R$10 mil do orçamento municipal para pintura e readequação dos espaços, em melhoria realizada pela equipe de zeladoria, e R$ 88 mil, que fazem parte dos recursos do contrato de gestão com a SPDM e contemplou a aquisição de mobiliário, computadores e aparelhos de comunicação.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Diadema foi criado em 7 de julho de 2004 e possui, atualmente, uma equipe com 130 profissionais. Em média, o SAMU recebe 2.360 chamadas por mês. Dessas, 64% dos casos necessitam de envio de ambulância. A maioria dos chamados é relativa a quedas, agravos de doenças cardiovasculares e acidentes de trânsito.
Serviço: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Telefone: 192
Mais imagens em https://www.flickr.com/photos/prefdiadema/albums/72177720299819947
Nenhum comentário on "SAMU de Diadema ganha nova estrutura para atendimento à população local"