Da Redação – Nesta quinta feira (15) a Sala do Empreendedor de São Bernardo do Campo completa cinco anos de serviços prestados aos pequenos e médios empreendedores. O projeto, de iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, representa um novo patamar na relação com os empreendedores da cidade já que agiliza e desburocratiza procedimentos rotineiros de uma empresa. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e pela Secretaria de Administração, a Sala do Empreendedor já soma 240 mil atendimentos desde a implantação, sendo 45 mil só neste ano.
Por meio de parcerias com diversas entidades – como Sescom, Sindcont, Sebrae e Banco do Povo – a Sala realiza a abertura e encerramento de empresas, orientação contábil, consultoria e cursos sobre empreendedorismo e aquisição de crédito e financiamento com taxas reduzidas (por meio, justamente, do Banco do Povo). Pela Rede Fácil, o empreendedor pode fazer a inscrição como Microempreendedor Individual (MEI), juntada de processos, pagar débitos e tributos e se candidatar ao Simples Nacional.
Para levar os serviços da Sala do Empreendedor aos bairros mais distantes da cidade, a Prefeitura criou o Plantão Móvel da Sala do Empreendedor. A iniciativa já resultou em mais de 2 mil atendimentos desde a implantação, com média de 80 pessoas sendo atendidas por dia em bairros como Jordanópolis, Riacho Grande, Taboão, Baeta Neves, Paulicéia, Santa Filomena, entre outros.
Em novembro, a Sala do Empreendedor traz também uma nova parceria. Por conta da grande procura dos serviços do Sebrae, será criado um posto fixo da instituição dentro da Sala, com atendimentos diários ao empreendedor. Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Carlos Alberto Gonçalves, a Sala tem novos desafios pela frente. “Precisamos nos adaptar às novas dinâmicas sociais que estão acontecendo no setor, além de estarmos sempre atentos aos novos potenciais empreendedores que hoje saem das indústrias e buscam investir em seus próprios negócios”, comenta ele.
Entre os dias 3 a 8 de outubro, a Sala do Empreendedor promove, em parceria com o Sebrae, a Semana do Empreendedor, outra ação de incentivo às pessoas que buscam orientações no planejamento ou desenvolvimento de sua empresa. A tenda do Sebrae estará localizada na Praça Matriz, na rua Marechal Deodoro (SBC), de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 15.
Nenhum comentário on "Sala do Empreendedor: cinco anos facilitando o desenvolvimento de SBC"