S.André participa da campanha Janeiro Branco pela primeira vez

778 0

Da Redação – Nesta quarta-feira (25), o Calçadão da Oliveira Lima recebeu psicólogos voluntários para realizar ações da campanha nacional “Janeiro Branco”, que tem como objetivo reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. O evento foi feito em parceria com a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Inovação Social e foi prestigiado pelo prefeito Paulo Serra e pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra. Os munícipes receberam orientações, foram acolhidos com “abraços grátis” e participaram de um psicodrama, que trabalhou a expressividade, criatividade e a espontaneidade das pessoas.

Ainda muito estigmatizadas, as doenças mentais e emocionais muitas vezes são ignoradas e subestimadas por quem sofre e por quem convive com o doente. “ Muitas pessoas quando estão com alguma dor de estômago ou dor de cabeça procuram um especialista, mas quando se trata de um sofrimento, as pessoas acham que sozinhas vão conseguir se curar e nem sempre é assim. Elas muitas vezes precisam de um acompanhamento de alguém, que de modo neutro direcione e ajude a encontrar recursos da própria pessoa para lidar com o problema. A ausência da psicoterapia pode aprofundar esse sofrimento e acabar ocasionando doenças psicossomáticas”, explicou um dos responsáveis pela ação no Grande ABC, Rodrigo Lopes Lemos.

A explicação para a escolha deste mês para a campanha é justamente o simbolismo de recomeço que a virada do ano representa na vida das pessoas, um momento em que elas traçam metas e mudanças para sua vida. A cor branca é resultado da união de todas as cores e simboliza também uma página em branco onde é possível escrever uma nova história.

O “Janeiro Branco” foi criado em 2014, pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão e desde então se espalhou por outros estados. Em Santo André, a ação deste ano foi um projeto piloto, foram convidados cerca de 15 profissionais voluntários para participar da ação no calçadão. A ideia é que no próximo ano, a campanha faça parte do calendário oficial da cidade,  para isso será enviado um projeto de lei com a instituição desta ação no programa no município após a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Santo André. A previsão é que isso aconteça no início de fevereiro.

O município possui vários equipamento de atenção à Saúde Mental, como Centros de Atenção Psicossocial (Caps), residências e repúblicas terapêuticas, atendimento itinerante de reabilitação psicossocial e atendimento em algumas unidades de saúde com psiquiatras e psicólogos. Na Rede de Atenção Psicossocial de Santo André são ofertadas mensalmente 1.400 consultas psiquiátricas, 1.300 oficinas terapêuticas, 900 grupos terapêuticos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "S.André participa da campanha Janeiro Branco pela primeira vez"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *