A quarta temporada de Stranger Things, da Netflix, faz busca por RPG crescer e reacende conversas sobre esse mercado
Da Redação – A série Stranger Things, da Netflix, tem feito bastante sucesso, desde sua estreia, por conta das diversas referências à década de 80. Nesta quarta temporada, um tema ganhou ainda mais destaque dentro: os jogos de RPG.
A sigla RPG vem do inglês para Role-Playing Game, ou seja, um tipo de jogo no qual os participantes assumem o papel dos personagens imaginários em um mundo fictício. Um dos mais famosos jogos de RPG, e tema central desta temporada da série, é Dungeons and Dragons (D&D).
Lançado em 1974, por Gary Gygax e Dave Arneson, o jogo tem suas influências nos jogos de tabuleiro War Game, além de inspiração ne mitologia, História e romances fantásticos. A publicação de D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos e o marco inicial desta indústria.
Reza a lenda que a ideia do jogo nasceu numa partida de War Game entre Gygax e Arneson, em que o exército controlado por Anerson foi derrotado tentando invadir o castelo de Gygax. Mas, pelas contas deles, alguns soldados teriam sobrevivido e Anerson teria perguntado: “E se eles tivessem encontrado uma entrada para as masmorras do castelo?”. Gygax não soube responder, mas pediu para continuar a partida na outra semana, após criar um sistema de regras para esse caso.
Diferente dos wargames tradicionais, D&D é um jogo interpretativo, em que você cria personagens e embarca em aventuras para enfrentar monstros, reunir tesouros, se livrar de armadilhas e ganhar pontos de experiência para adquirir mais poder. O RPG também apresentou o conceito de Mestre de Jogo, uma figura que atua como narrador e “juiz” responsável pelas regras e interpretações que sustentam o cenário ficcional criado.
Ao longo dos anos, Dungeons & Dragons ganhou novas edições, com novos sistemas e linguagem atualizada. Atualmente, o jogo está em sua quinta edição e ainda mantém uma legião de jogadores no Brasil e no mundo!
O MERCADO DE RPG NO BRASIL
Por aqui, o mercado de RPG segue em constante crescimento. Apesar de não haver dados oficiais exclusivos para este segmento – já que muitos incluem os jogos de boardgames também nesse nicho – o mercado vem percebendo um aquecimento em decorrência de produtos de Cultura Pop (como a série mencionada acima) ou mesmo de novas modalidades como o LARP: o Live Action Role Playing (LARP). Como o próprio nome indica, trata-se de uma experiência teatral e imersiva à qual os participantes se submetem livremente; e que é realizada em tempo real, seguindo uma temática sugerida.
Entre nomes famosos neste segmento é o de Pedro Coimbra, omestre PedroK. Pedro sempre foi fã dos jogos de RPG. No entanto, ele só ingressou no universo digital em 2013 ao co-criar um dos maiores canais do Youtube sobre o assunto. Com formação em Teatro e habilitação em Direção, ele ficou conhecido por suas histórias e universos diferenciados no RPG. Pedro é também co-autor de Ordem Paranormal e criador da série Skyfall, que chegou recentemente à sua terceira temporada.
Com quase 2.500 apoiadores, a série já arrecadou mais de R$ 340 mil e soma mais de 3 milhões de visualizaçõesnas nas plataformas da Twitch e do Youtube. O grande diferencial na transmissão está em seu formato inédito que capta imagens simultâneas e individuais de cada jogador, fazendo com o que o público consiga ter uma visão geral do jogo.
Saindo das mesas ou do mundo virtual para o mundo real, um dos maiores expoentes em LARP aqui no Brasil é a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB). A imersão é um projeto autoral e completamente independente, criado pela escritora brasileira Vanessa Godoy. Ela deu início a esse trabalho em 2015 com a primeira edição da EMB.
O projeto teve tanto sucesso que nos seguintes a escola ganhou uma residência fixa, passando a ocupar uma área de 8 mil metros quadros no Castelo Nacional Inn, em Campos Jordão. Só em 2021, a escola realizou quatro imersões, com 492 alunos, 37 atores em cena, 68 horas de imersão ininterruptas, 8h de aulas em cada uma, um campeonato de Argobol e um baile de formatura.
Nenhum comentário on "RPG ganha destaque com lançamento de série na TV"