Da Redação – Nico Rosberg, da Mercedes, é o novo campeão da Fórmula 1. O alemão 31 anos foi o segundo colocado no GP de Abu Dhabi disputado neste domingo (27) e repete o feito de seu pai, Nico Rosberg, que em 1982 levantou a taça correndo pela Williams. A vitória em Yas Marina foi de Lewis Hamilton, resultado que precisava fazer para evitar o título do companheiro de equipe, desde que este não terminasse entre os três primeiros. Sebastian Vettel, com a Ferrari, fez uma boa prova e completou o pódio, em terceiro, ganhando esta posição restando quatro voltas para o final.
Rosberg, segundo no grid, fez uma largada segura, vendo Hamilton manter-se no primeiro posto e controlando o ritmo para não ficar vulnerável a ataques. Verstappen foi o incômodo, com quem chegou a travar uma disputa perigosa, quando o holandês (que ainda não havia trocado pneus) estava a sua frente. Com frieza, Rosberg conseguiu superá-lo para recuperar a segunda colocação.
Hamilton dominou totalmente o GP de Abu Dhabi, e fez aquilo que estava ao seu alcance nas últimas voltas, reduzindo o ritmo, fazendo com que os três colocados que estavam atrás, Rosberg, Vettel e Verstappen, ficassem muito próximos. O inglês vislumbrou a possibilidade de Rosberg ser superado pelos dois concorrentes, o que lhe levaria ao tetracampeonato. A tática, entretanto, não deu certo. Rosberg segurou-se firme na segunda posição.
Assim, Rosberg fecha o campeonato com 385 pontos contra 380 de Hamilton, o vice-campeão. Em 21 GPs, Hamilton ganhou dez e Rosberg nove. As outras duas vitórias foram da Red Bull, Verstappen e Ricciardo com uma cada um.
Em 2005, antes de estrear na F1, foi campeão da GP2, após travar uma grande disputa com o finlandês Heikki Kovalainen. Na Mercedes desde 2010, após quatro temporadas na Williams, Rosberg foi vice-campeão em 2014 e 2015, ocasiões em que foi superado pelo companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Com o título, Nico é o segundo filho de um campeão da F1 a igualar seu pai, no caso Keke Rosberg, vitorioso na temporada de 1982. O outro foi Damon Hill, campeão em 1996, cujo pai, Graham Hill, conquistou dois títulos (1962 e 1968).
Em 2007, seu ano de estreia na F1, Lewis Hamilton surpreendeu por fazer frente ao bicampeão Fernando Alonso na McLaren. A dupla travou uma disputa intensa durante os 17 GPs daquele ano. E, assim como aconteceu em 1986, quando dois companheiros de equipe se digladiaram (Piquet e Mansell e outro acabou vencendo, Prost), o embate entre Lewis e Fernando acabou beneficiando o ferrarista Kimi Raikkonen, que surrpreendeu na etapa final, em Interlagos, para faturar o título. CLIQUE AQUI e veja a página de Lewis Hamilton na seção “Que Fim Levou?”.
Nenhum comentário on "Rosberg é segundo e fatura o seu primeiro Mundial na F-1"