Da Redação – Segundo o Climatempo, as temperaturas cairão a pelo menos 10°C no sul e sudeste do país, o que é considerado abaixo do normal para maio. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, essa frente fria é a soma da presença do fenômeno La Niña – ocasionando um resfriamento das águas no oceano pacífico -, uma massa de ar polar vinda da Antártida e um ciclone extratropical a caminho do sul do continente.
Um estudo feito em São Paulo por médicos da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, divulgado em 2018, aponta que o risco de doenças como infarto e insuficiência cardíaca é 30% maior durante a estação mais fria do ano. A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2015 com dados do Cadastro Nacional de Saúde.
Dentro disso, há um aumento no número de casos de doenças vasculares nos períodos mais frios por conta de um mecanismo conhecido como vasoconstrição. Este ocasiona a contração dos vasos sanguíneos, o que gera uma dificuldade para a circulação sanguínea em extremidades do corpo como pernas e pés.
Pensando nisso, gostaria de sugerir como fonte Carlos André Vieira Pereira, cirurgião vascular e angiologista graduado em medicina pela UFES e médico titular em cirurgia vascular no Hospital Nove de Julho, para falar sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular durante o inverno.
Se interessar em conversar com o porta-voz, responda esse e-mail ou envie uma mensagem para o meu WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511910465637
Nenhum comentário on "Risco de doenças vasculares aumentam durante o frio"