Ribeirão Pires recebe primeiro Laboratório de Atenção às Condições Crônicas do ABC

714 0

Da Redação – A Unidade Básica de Saúde do bairro Quarta Divisão, em Ribeirão Pires, iniciou nesta semana a implantação do Laboratório de Atenção às Condições Crônicas, projeto da Secretaria de Estado da Saúde que tem por objetivo aprimorar o atendimento prestado aos usuários com doenças crônicas na Atenção Básica da rede municipal. A UBS ribeirãopirense foi selecionada pelo Estado e será a primeira na região do Grande ABC a receber a ação.

Até o final deste ano, equipe de Coordenação da Atenção Básica do Estado promoverá reuniões mensais – nove encontros no total – com a equipe da Unidade da Quarta Divisão. A experiência deverá ser levada às demais UBSs da cidade e, posteriormente, poderá ser aplicada em outros municípios do ABC.

“Quando apresentamos a proposta à Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, o desafio foi prontamente aceito. A UBS da Quarta Divisão foi selecionada por ter equipe potente, com colaboradores ativos e estrutura adequada para a implantação deste Laboratório”, explicou a Articuladora de Atenção Básica do Estado para a região do ABC, Zizelda Cheruti Teline.

Durante rodas de conversa com os profissionais da UBS, serão debatidas e traçadas estratégias para a reorganização da estrutura da Unidade, a territorialização (política e técnica utilizada para definir territórios de atuação dos serviços), o cadastramento das famílias, a classificação de risco desses moradores, a estratificação de risco das condições crônicas, além de discutir agenda de atividades, acolhimento e atendimento aos eventos agudos, entre outros temas.

“Este projeto propõe organização da Atenção Primária à Saúde, inserida em uma rede de Atenção à Saúde, de modo que ela ordene este sistema. Com muita satisfação iremos implantar o primeiro Laboratório da região, com o objetivo de estarmos melhor preparados para atender os pacientes com doenças crônicas, a exemplo de diabéticos, para acompanhar de perto a saúde desses pacientes e assegurar o acesso aos serviços necessários”, avaliou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

De acordo com Zizelda, a proposta de implantação desse Modelo de Atenção às Condições “visa organizar os processos de trabalho da Unidade Básica de Saúde, para responder às responsabilidades da Atenção Básica, com foco no indivíduo, na família e na comunidade, com base em equipe de saúde preparada e usuário ativo e informado”.

O referido Modelo segue literatura de Eugênio Vilaça Mendes, estudioso de sistemas de saúde em todo o mundo e autor do livro “O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família”.  Na obra, Vilaça define que a atenção primária à saúde deve cumprir três funções essenciais que lhe imprimem a característica de ordenação dos sistemas de atenção à saúde: “a função resolutiva de atender a 85% dos problemas mais comuns de saúde; a função ordenadora de coordenar os fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações nas redes; e a função de responsabilização pela saúde da população usuária que está adscrita, nas redes de atenção à saúde, às equipes de cuidados primários”.

Doenças crônicas, segundo a Portaria nº 483, de 1º de abril de 2014, são aquelas que apresentam início gradual, com duração longa ou incerta, que, em geral, apresentam múltiplas causas e cujo tratamento envolva mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão Pires recebe primeiro Laboratório de Atenção às Condições Crônicas do ABC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *