O evento também inaugurou a Praça Alculina Carmela Betega, e contou a presença de amigos e familiares, além de autoridades da Estância
Da Redação – Ribeirão Pires inaugurou neste sábado, dia 07, no Jardim São Francisco, dois pontos totalmente revitalizados carregando o nome de duas figuras históricas para a Estância: a Rua Padre José Raschele(antiga São Francisco) e a Praça Alculina Carmela Betega. O evento iniciou às 10h e contou com a presença de amigos do padre, integrantes das paróquias de Ribeirão Pires, e também com membros da família de Alculina.
Nas últimas semanas a região passou por vários processos de revitalização, como pintura, limpeza, colocação de grama e conserto de aparelhos de ginástica ao ar livre, além de receber intervenções artísticas inspiradas em ambos os homenageados.
A Coordenadora de Liturgia na Paróquia Sant’Anna, Angélica Reis, detalha a importância dessa revitalização que carrega o nome do Padre Raschele. “É uma emoção muito grande. Remete os ensinamentos que ele dava, a coragem, o amor pelo bairro e por essa cidade. O Padre foi um exemplo de vida muito grande e deve ser deixado para todos”, finalizou.
O Secretário de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL), Claurício Bento, que esteve presente na inauguração, detalha o trabalho que a secretaria busca desempenhar na cidade. “A Sejel está em parceria com a Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA) fazendo revitalizações em espaços que estavam abandonados. Nós buscamos revitalizar outros locais até o final do ano, dando continuidade para 2022 com práticas esportivas e culturais para todos”.
No evento também estiveram presentes, o Vice-prefeito de Ribeirão Pires, Amigão D’orto; o Presidente da Câmara Municipal, Guto Volpi; os Vereadores: Edmar “Aerocar” Oldani e Diogo Manera; o Secretário da Zema, Rubens “Rubão” Fernandes e o Secretário da Sejel, Claurício Bento. O atual padre da Paróquia Sant’Anna, José Silva, também esteve no evento.
Padre José Raschele – Italiano, nascido em 1923. Foi soldado no período da 2° guerra mundial. Como padre, serviu na Alemanha, Argentina e Suíça. Raschele chegou no Grande ABC em 1964 e assumiu a Paróquia Sant’Anna, em Ribeirão Pires, onde ficou por cerca de 43 anos. Rachele também auxiliou na construção de outras igrejas na Estância, como as Capelas Santa Rita e a Sagrado Coração de Jesus, localizada no Jardim Luzo.
Alculina Carmela Betega – Filha dos imigrantes italianos Francisco Ripoli e Maria Betega, Alculina foi moradora do bairro por 45 anos e durante grande parte de sua vida foi oleira, um trabalho comum no passado de Ribeirão Pires. Mãe de 8 filhos e viúva de Luiz Ripoli, sempre buscou cuidar de sua família com dignidade e respeito, se importando também com o bem-estar dos amigos e moradores da região.
Nenhum comentário on "Ribeirão Pires inaugurou neste sábado (7) rua em homenagem ao Padre Raschele"