Ribeirão Pires busca apoio para revitalização do Aliança

812 0

Da Redação – Mestrandos do IPT/SP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), visitam pela segunda vez o Bairro Aliança. O grupo multidisciplinar da área de habitação aceitou o desafio de propor soluções para revitalização da área de remoção de famílias que vivem em áreas de risco.

A PMETRP realizou diversas melhorias na região, entre as melhorias estão a implantação de iluminação pública, rede e água e esgoto e pavimentação. O IPT planejam novas melhorias no bairro e através dos alunos do IPT ESTIVERAM NO BAIRRO PARA análise do local, onde a Defesa Civil fez a demolição das moradias de alto risco, em abril de 2014.

O Bairro Aliança é uma área de divisa entre Ribeirão Pires e Mauá. Fica na Rua Esmeraldas, viela 2, Parque Aliança, com acesso pela Avenida Itapark. Trata-se de local não regularizado, mapeada pelo IPT/SP como área de R4 (Risco Muito Alto). Seguindo as indicações do mapeamento do IPT, a Defesa Civil fez a remoção dos moradores em R4 e depois demoliu as moradias. As famílias retiradas estão inscritas no programa federal Minha Casa Minha Vida e também recebem o Auxílio Aluguel, projeto do Governo Estadual e da Prefeitura de Ribeirão Pires.

No local devems er feitas revitalizações para evitar novas ocupações. A área deverá ser totalmente limpa e compactada para efetiva implementação das ideias propostas através de projetos técnicos. O objetivo é proporcionar lazer, segurança em um espaço propício ao entrosamento entre os moradores remanescentes do Aliança.

Entre os alunos de mestrado há geólogos, engenheiros civis, arquitetos e especialistas em risco. Esse grupo multidisciplinar deverá se debruçar sobre melhorias no Bairro Aliança para conclusão conjunta sobre propostas de recuperação e revitalização da área.

O trabalho é produzido pelos alunos do mestrado de Habitação: Planejamento e Tecnologia tem como objetivo apresentar opções acessíveis de ocupação do espaço ocioso, e que não deverá ser reocupado com moradias. Ele será entregue à Prefeitura de Ribeirão Pires, provavelmente em maio, para que sejam elaborados projetos técnicos de construção. Segundo o geólogo do IPT/SP, Eduardo Macedo “Não se trata de um projeto no sentido arquitetônico ou mesmo da engenharia, mas sim em um trabalho final de curso, bastante simplificado em relação a um projeto”. Ainda assim, o geólogo Macedo explica que o caráter do curso (mestrado profissional), com diferentes formações dos alunos, pode propiciar propostas interessantes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão Pires busca apoio para revitalização do Aliança"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *