Da Redação – No último domingo, dia 9, Ribeirão Pires completou 20 anos com o título de Estância Turística, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 10.130 de 1998, sancionada pelo governador Mário Covas Júnior. A conquista do título permitiu a efetivação de convênios com a Secretaria de Turismo do Estado para investimentos em melhorias na cidade.
Depois de anos sem a execução de projetos para o setor, e com o abandono de atividades tradicionais da agenda turística municipal, em2017, a Prefeitura colocou o turismo em posição prioritária, sendo estratégico para o desenvolvimento da economia local.
“Encontramos no início do último ano uma cidade em situação de abandono e desvalorização. Trabalhamos intensamente para regularizar a situação administrativa e financeira de Ribeirão Pires – o primeiro passo em longa caminhada que estamos fazendo para fortalecer não apenas o turismo, como todos os setores. Com muita dedicação, conquistamos avanços significativos, afastando o risco de perdermos um título tão importante, motivo de grande orgulho para todos envolvidos nesse processo”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.
Uma das primeiras ações realizadas em 2017 foi a análise dos convênios celebrados por gestões anteriores junto ao DADETur, departamento estadual que atua para fomentar o turismo em estâncias paulistas. Irregularidades que impediam o recebimento de novos recursos para o setor foram identificadas e corrigidas pela Prefeitura.
Para ampliar os debates sobre as ações de fomento, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) foi retomado. A Prefeitura também integrou a sociedade civil e profissionais do segmento em Comissão de Elaboração do Plano Diretor de Turismo, concluído no primeiro semestre de 2018 e elaborado em parceria com o SENAC – SP.
O documento é a diretriz parainvestimentos e ações de desenvolvimento do turismo, pois diagnostica ainfraestrutura turística da cidade, potenciais e também estabelece estratégiasde fortalecimento da atividade econômica.
Além de recuperar recursos, a Prefeitura garantiu a aprovação de novos projetos, já em execução. O Boulevard Gastronômico – fases 1 e 2 – e o Parque Oriental estão em fase de implantação e fazem parte do processo reestruturação do receptivo turístico e da criação de novos roteiros para a cidade.
Os atrativos estarão integrados com o Templo Luz do Oriente, onde está situada a Torre de Miroku, empreendimento privado situado às margens da Represa Billings, que tem atraído visitantes de diferentes regiões do Estado e do País a Ribeirão Pires.
O resultado dos esforços trouxe, ainda, destaque junto ao Ministério do Turismo (MTur). Em agosto deste ano, Ribeirão Pires recebeu o Selo+Turismo – declaração que garante ao município análise prioritária para a obtenção de recursos junto ao Governo Federal. A Estância foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a certificação.
A revitalização e valorização de pontos turísticos; a preservação do patrimônio municipal; a criação de lei de incentivo a empreendimentos turísticos; a retomada e o fortalecimento do calendário de festividades, entre os quais o Festival do Chocolate, a Festa do Pilar e o Festival do Cambuci, também estão entre as ações estratégicas de fomento ao turismo local.
“Ribeirão Pires é uma cidade de incontáveis belezas naturais e imenso potencial para o crescimento da atividade turística. Com responsabilidade, o prefeito Kiko tem conduzido ações que estão impulsionando o setor, hoje tido como destaque no mundo inteiro pelo impacto positivo na geração de emprego e receita. Novos projetos, em fase de execução ou planejamento, miram justamente essas oportunidades de desenvolvimento. Já avançamos significativamente com ações que envolveram toda a cidade e, em breve, teremos novas conquistas sendo entregues em nossa Estância”, avaliou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, César Ferreira.
Nenhum comentário on "Ribeirão faz 20 anos como Estância e tem planos para o setor"