Da Redação – Um dos passos iniciais para que a cidade de São Caetano do Sul possa mapear e saber exatamente o quanto emite de gás de efeito estufa foi dado na manhã desta terça-feira (3/05), em um encontro no Palácio da Cerâmica, quando os questionários para a elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa, cuja coordenação é de responsabilidade Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura, foram entregues.
“Começamos a nos preocupar com essas emissões no momento certo. O que estamos fazendo aqui é a fundação para os alicerces da construção da São Caetano do futuro”, explicou o prefeito Paulo Pinheiro, presente na reunião. “Investir em ferramentas buscando resultados em educação para sustentabilidade é uma ação de valor inestimável.”
Receberam os questionários correspondentes às suas áreas de atuação os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Marcelo Ferreira de Souza; e de Planejamento e Gestão, Diego Lourenço; o diretor de Desenvolvimento Econômico da cidade, Arnaldo Gonzales; o procurador-geral do município, Marco Antonio Iamnhuk; além de representantes do Departamento de Água e Esgoto (DAE). O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura, Horácio Pires, coordena os trabalhos.
“As apostilas entregues contêm perguntas inéditas, que comporão o levantamento de dados complexo para a elaboração do Inventário, com estratégias para a obtenção das respostas de maneira que facilite as atualizações futuras deste importante banco de dados”, afirmou Horácio Pires.
Inventário – Com o Inventário, São Caetano terá uma base completa para planejamento dos próximos anos, gerando mitigação que consiste numa constante melhora para a qualidade de vida ao cidadão.
O estudo abrangente verifica dados diversos sobre o uso de energia pela população, indústria e serviços. Será detectado onde se pode modificar os costumes e implantar tecnologia necessária para diminuir a emissão de gases e resíduos tóxicos ao meio ambiente.
Esse Inventário consiste em uma ampla pesquisa seguindo o Global Protocol for Community (GPC), devidamente adaptado para a realidade brasileira dos municípios e comunidades. Ao lado dos planos de Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos, de Saneamento Básico e de Drenagem, completa a gama de estudos para manter São Caetano como uma das principais cidades do Brasil em qualidade de vida.
Nenhum comentário on "Reunião marca início do Inventário de Gases de Efeito Estufa em São Caetano"