Renato Russo: um mito… um musical

1252 0

Crédito – Fotos: Guga Melgar

* Mari Tavares – O espetáculo Renato Russo – O Musical chega a  São Paulo e estreia na próxima semana no dia 4 de agosto no Teatro Shopping Frei Caneca. Os fanáticos adoradores do ídolo e da extinta Legião Urbana vão ter, durante o show, razões suficientes para relembrar hits inesquecíveis desse cantor e compositor tão carismático, e que até hoje atrai velhas e novas gerações de fãs, Brasil afora.

E essa legião de adoradores, muitos que já acompanhavam Renato desde o final da década de 1970, na então formação da primeira banda Aborto Elétrico, composta por Renato Russo, Fê Lemos e André Petrorius, que já fervilhava no circuito punk rock de Brasília. Integrando assim a Turma da Colina, movimento de bandas da capital, composta também por Plebe Rude e Paralamas do Sucesso. Esses fãs foram testemunhas vivas do lançamento do hit Que país é esse! Cujo tema, ainda hoje, é tão atual.

Depois do grande sucesso lançado, e por desentendimentos entre os componentes do grupo, a banda rachou e o Trovador Solitário, fase em que Renato cantava e tocava um violão de 12 cordas sozinho, também estava com os dias contados. Logo se juntaram a ele Marcelo Bonfá e mais tarde, Dado Villa Lobos e Renato Rocha para a formação da Banda Legião Urbana já pelos idos de 1983.

Depois de vários acertos e de receber por parte dos fãs o trocadilho de Religião Urbana, a Legião inundava o cenário musical com hits inesquecíveis como Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica, Geração Coca-Cola, Tempo Perdido, entre outras.

Infelizmente, Renato nos deixou no dia 11 de outubro de 1996, à 1h15 da madrugada, em função de complicações causadas pela AIDS. Mas em contrapartida nos deixou também pérolas poéticas como esta frase da canção Pais e Filhos. “É preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há…!”

O espetáculo que estreou há mais de dez anos no centro do Rio, e que pretende mais uma vez reverenciar e relembrar Renato Russo, traz a  dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho, a direção de Mauro Mendonça Filho, e Bruce Gomlevsky como Renato, e a Banda Arte Profana formada por teclado, baixo, bateria e guitarra, presenteando o público com 22 canções. ”É uma homenagem a um grande poeta, que continua causando comoção nas gerações de hoje”, enaltece Gomlevsky.

Serviço – Renato Russo – O Musical, no Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 7º andar, na Consolação, capacidade 600 lugares) Telefone: (11) 3472-2229 / 3472-2230. Sexta e domingo, R$ 100,00. Sábado, R$ 120,00. Sextas e Sábados às 21h, e domingos, às 20h

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Renato Russo: um mito… um musical"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *