Criações são de estudantes da rede municipal de ensino, do 3º ao 5º ano, e faz parte de projeto em conjunto com o Consulado Geral da Itália; objetivo é unir a cultura popular à erudita
Texto: Aline Melo – Fotos Mauro Pedroso (PMD)
Da Redação – O retrato de um nobre que tem na sua camiseta marcas famosas da atualidade. Autorretratos que captaram o uso da máscara facial, num verdadeiro registro histórico de uma das maiores pandemias de todos os tempos.
Cenários construídos com materiais reciclados. Afrescos pintados em placas de gesso colocadas sobre tampas de potes de sorvete. Todas essas obras de arte e muitas outras estão em exposição do Museu de Arte Popular (MAP) de Diadema, na mostra “O Olhar das crianças sobre a arte de Raffaello”, uma parceria entre a Secretaria de Educação de Diadema e o Consulado Geral da Itália.
Em 2021, o Consulado Geral da Itália enviou para a cidade 950 álbuns de figurinhas que contavam a história e a obra do pintor Rafael Sanzio, considerado um dos maiores nomes do Renascentismo, ao lado de Leonardo Da Vinci e Michelangelo. Oito professores de arte passaram por uma formação, realizada pela Secretaria de Educação, para desenvolver processos, procedimentos artísticos e formas de abordar o trabalho do pintor com as crianças sob uma perspectiva pedagógica.
O projeto “Trocando figurinhas entre Brasil e Itália, uma proposta de conhecimento entre o Popular e Erudito” foi coordenado pela professora e mestra Rosangela Ferreira de Oliveira Vitorino, que realizou a formação com os docentes da rede municipal. Os professores da rede, por sua vez, trabalharam a obra de Raffaello com crianças dos 3º, 4ºs e 5ºs anos de oito escolas. Cerca de 1.300 estudantes participaram do projeto.
Releituras de obras famosas do pintor italiano, produção de autorretrato, cenografias, teatro de bonecos, entre outras manifestações artísticas, foram os trabalhos realizados com os estudantes. O álbum de figurinhas Magister Raffaello, lançado em 2020 em alusão aos 500 anos da morte do pintor, falecido em 1520, vai ser a inspiração para a criação de um álbum de figurinhas sobre o acervo do Museu de Arte Popular (MAP) de Diadema. A mostra segue até 26 de agosto.
SERVIÇO:
Trocando Figurinhas: Entre Brasil e Itália – Proposta de conhecimento entre o erudito e o popular – O Olhar das Crianças sobre a arte de Raffaello
Museu de Arte Popular
Rua Graciosa, 300, Centro
Visitações de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 13h às 18h
Nenhum comentário on "Releituras de obras de pintor italiano são expostas no Museu de Arte Popular"