Da Redação – A obra de modernização e ampliação da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato em São Bernardo do Campo (SP) está 50% realizada. A reforma financiada pela Fundação Toyota do Brasil entrou na fase de acabamentos nos revestimentos das paredes, piso e teto, e nas instalações hidráulicas e elétricas.
Além de recuperar as condições do edifício e revitalizar a praça e o entorno, o projeto prevê oferecer mais acessibilidade, conforto aos usuários e segurança ao acervo. O pavimento térreo terá o conceito de “biblioteca aberta”. O espaço será um ambiente único, dividido por estantes baixas, com fechamento em vidro. Após passar pelo controle de entrada, o usuário estará livre para acessar os livros.
A nova Monteiro Lobato também terá espaço infantil, sala temática e plataforma elevatória para as pessoas com mobilidade reduzida. A maior novidade será a nova sala multiuso, para até 120 pessoas sentadas, contemplando um espaço café. No primeiro andar ficarão as salas e trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade. Além dessas melhorias, a obra também ganhará o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reuso de água da chuva.
“A reforma desse espaço público reforça os laços históricos e afetivos formados com São Bernardo do Campo há mais de 50 anos, quando a Toyota decidiu implementar aqui a primeira fábrica fora do Japão. Desde 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem ampliado as ações que a montadora desenvolve no país e tem interagido com entidades públicas na formulação e implementação de politicas sociais em busca de contribuir com a formação de cidadãos, principalmente, com as necessidades culturais”, explica Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades. A reforma, que é uma demanda do Conselho de Orçamento Participativo do Município está prevista para ser entregue no fim de 2016.
Nenhum comentário on "Reforma da Biblioteca Monteiro Lobato em São Bernardo está com 50% das obras concluídas"