Da Redação – Cinco novos profissionais do Programa Mais Médicos chegaram a São Bernardo nesta quarta-feira (5) para preencher vagas existentes em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os profissionais vieram de Cuba e, após duas semanas de capacitação na rede municipal de saúde, iniciarão o atendimento à população.
Jorge Alvarez Mesa, Ismelis Aldama Hernandez, Maria Luisa Rodrigues Gongora, Mirna Judith Rondon Dinza e Orlando Miguel Liceia Estrada, todos médicos generalistas, foram recepcionados pela secretária de Saúde, Odete Gialdi. A maioria já tem experiência em participar de missões no Exterior, tendo trabalhado no Haiti e na Venezuela.
Antes de viajarem para o Brasil, os médicos receberam, durante um mês, orientações de técnicos do Ministério da Saúde sobre a política de saúde no Brasil e também tiveram aulas de português.
Odete Gialdi explicou a eles que, antes de iniciarem o atendimento à população, passarão por um processo de capacitação para conhecerem como é o funcionamento da rede municipal, os protocolos médicos e o fluxo de trabalho, entre outras informações para se adaptarem mais facilmente ao novo local de trabalho. Também irão visitar algumas UBSs, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços especializados e os hospitais municipais. A previsão é que comecem as consultas no dia 17, inicialmente com o apoio de outros profissionais.
“A exemplo do que ocorreu com os outros médicos estrangeiros que vieram trabalhar no município, certamente vocês serão muito bem recebidos pelas nossas equipes e pela população”, enfatizou a secretária.
Para a diretora do Departamento de Atenção Básica, Isabel Fuentes, a barreira da língua será rapidamente superada: “A avaliação dos conselhos gestores das nossas unidades básicas é muito positiva. Há muita aceitação por parte dos usuários, e o entrosamento deles com as nossas equipes de saúde tem sido muito bom”, disse Isabel.
Desde setembro de 2013, São Bernardo conta com profissionais do Programa Mais Médicos — 39 profissionais foram contratados desde então para atuarem na rede básica do município. No segundo semestre deste ano, porém, seis profissionais se desligaram do Programa e a Prefeitura aguardava a reposição desses profissionais pelo Ministério da Saúde. Outro médico deverá chegar em breve para preencher a vaga que ainda resta.
Os novos médicos irão trabalhar nas UBSs Nazareth, Vila Marchi, Represa, Finco e Batistini. Os 39 médicos contratados por intermédio do governo federal são responsáveis pelo acompanhamento de cerca de 152 mil pessoas pela Estratégia de Saúde da Família.
Nenhum comentário on "Rede de saúde de São Bernardo recebe cinco novos médicos cubanos"